TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUÇÃO SOBRE AS CAUSAS DAS CRISES DE 1929 E 2008

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

No inicio da década de 20 os Estados Unidos da América vinham numa ascensão econômica estrondosa. A indústria e o setor agrícola produziam a todo do vapor visando abastecer o mercado europeu que estava em total colapso decorrente da primeira guerra mundial. Mesmo após a recuperação das nações europeias a produção industrial e agrícola continuaram no mesmo ritmo gerando um excedente absurdo, o governo por sua vez estimula o consumo de forma artificial baixando os juros e facilitando o credito além de fazer empréstimos para que outras nações possam importar os produtos norte-americanos, porem o governo não consegue bancar essas medidas por um longo período. Sem ter consumidores para seus produtos os estoques tanto da indústria como dos agricultores aumentam vertiginosamente obrigando uma redução drástica na produção, posteriormente gerando demissões em massa agravando ainda mais a crise.

Já a crise de 2008 tem inicio em 2001 com recessão causada pelo estouro da bolha da internet conhecida também como crise das “pontocom”. O governo norte-americano através do banco central tentando reverter à recessão baixa as taxas e estimula empréstimos e financiamentos a fim de aquecer o mercado novamente por um momento a medidas funcionam aquecendo o mercado de imóveis que acabaram super valorizando atraindo mais consumidores a fim de especularem com a compra e venda desses imóveis. Outro fator determinante foi a busca incessante pelo lucro das empresas hipotecarias que passaram a emprestar dinheiro sem critério algum concedendo empréstimos e financiamentos inclusive para inadimplentes. O Fed baixa dos juros com essa manobra todo esse processo de alta é revertido o país entra em resseção gerando um menor crescimento da economia como um passo de magica começa a ruir o castelo de areia, desemprego, aumento do custo de vida com tudo isso surgem os calotes hipotecários. Todo esse cenário gera a chamada crise de confiança que se espalha rapidamente pelo mundo a fora para evitar uma quebradeira geral os bancos centrais emprestam dinheiro aos bancos com baixas taxas de juros.

Conclusão das três características para que um mercado funcione de uma forma saudável foi a falta da primeira que levou as crises de 1929 e a 2008. Constantes intervenções do governo acabaram gerando um crescimento artificial da economia deixando-a de ser sustentável à longo prazo criando bolhas que ao estourarem geram um efeito domino dragando todo o sistema econômico e o levando para crise, em minha opinião tais interferências foram cruciais para o surgimento dessas crises. Nota-se também em menor escala a falta de uma maior regulação e organização do mercado como exemplo podemos citar as “subprimes” porem no meu modo de pensar isso acaba sendo um problema secundário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com