Desafio `Profissional RH
Por: Belga Equip • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.055 Palavras (17 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS
POLO: VILA ISABEL
ISABEL STEGLAVS ANDRADE RA 3385584430
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
TUTOR(A) A DISTANCIA: PRISCILA CINTRA ZANGIROLAMI
RIO DE JANEIRO/RJ
2016.2
ISABEL STEGLAVS ANDRADE
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientador (a): Tutor(a) a distância Priscila Cintra Zangirolami.
RIO DE JANEIRO/RJ
2016.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS 4
PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO 5
PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 6
PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S 5
PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Este é um trabalho acadêmico de extrema importância que favorece a aprendizagem dos conteúdos apresentados e adquiridos no decorrer do curso.
É de suma relevância, pois através dele é estimulado o estudo dirigido, fazendo com que o estudante vá além da sala de aula no ambiente virtual. Desta maneira, o trabalho de pesquisa faz com que o conhecimento adquirido se torne mais amplo, aumentando assim a competência e a habilidade do futuro profissional.
Insta salientar que através deste desafio o aluno tem a oportunidade de colocar em pratica os conceitos e teorias adquiridos no semestre, podendo então aplicá-los em situações do dia-a-dia sempre buscando alternativas dentro da legalidade.
Temos então, uma situação hipotética de uma empresa de baterias automotiva chamada Energy, cujos novos donos vem estudando maneiras de reestruturar a administração dela para assim garantir a sua sobrevivência e competitividade no mercado.
Para o desafio, sabe-se até então que a teoria utilizada na empresa é a Clássica de Fayol e pretende-se implantar a teoria das Relações Humanas. Mas o que muda e como funciona? Há também o questionamento se seria ou não vantajoso para a empresa à aquisição de novas maquinas. Os novos donos também demonstram interesse em contratar serviços terceirizados, mas quais são os cuidados que se deve tomar? Seria viável e vantajoso para a empresa fazer a implantação de uma plataforma ERP’S e a ultima questão não menos importante e na verdade talvez até mesmo a mais importante, a preocupação com o meio ambiente procurando dentro da legalidade uma maneira correta e adequada para a destinação de rejeitos e resíduos.
Será através destes questionamentos que o desafio irá se desenvolver, mostrando os pontos negativos e positivos destas mudanças que se pretendem realizar nesta empresa.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS
A Escola das Relações Humanas, ou Teoria das Relações Humanas (como é mais conhecida), é um grupo de teorias administrativas que ganharam força a partir da grande depressão, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. As teorias trazidas por essa vertente criaram novas perspectivas para a administração, uma vez que procuravam identificar os sentimentos e as atividades dos trabalhadores e o modo como esses dois pontos se interligavam, ou seja, houve uma revolução conceitual onde há a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.
Diversos autores consideram que a Teoria das Relações Humanas surgiu efetivamente junto com a Experiência de Hawthorne. Esse experimento revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e foi o ponto de partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. A experiência de Hawthorne foi realizada durante os anos de 1927 a 1933, sendo parte de um programa mais amplo e sofisticado, orientado pelo famoso professor Elton Mayo, cientista social, australiano, falecido em 1949 e considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne.
A experiência foi iniciada em 1927 na fabrica ¨Westerm Electric Company” que produzia equipamentos telefônicos, através deste experimento foi possível delinear os princípios básicos da Abordagem Humanista. Esta experiência tinha a finalidade inicial de estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade e os efeitos das condições do ambiente de trabalho sobre a produtividade humana. E este estudo possibilitou identificar os mais importantes fatores para o desempenho individual , as relações interpessoais.
Mayo diz que o método de trabalho não é tão relevante para o desempenho das pessoas, mas sim os fatores emocionais ou comportamentais. Para o Autor, a fábrica deveria ser vista como um sistema social, e não apenas como um meio de visão econômica, ou industrial. Após seus estudos, a organização passou a ser vista como um conjunto de indivíduos e de relações de interdependentes que estes mantêm entre si, o que reforçou o discurso de que o homem social é um ser complexo.
Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudesse dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico), mostrando como estas questões afetam diretamente no desempenho do trabalhador.
...