Desafio Profissional RH
Por: HClare • 25/5/2015 • Resenha • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 371 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Supersoft LTDA é uma empresa familiar, do segmento de informática. A empresa desenvolve aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados, a empresa conta com um quadro deXX colaboradores, e com 23 cliente entre no total, sendo 8 em São Paulo –Capital e 15 no interior.
Há cerca de três meses, a empresa vem passando por muitos problemas, como, queda de 20% no faturamento mensal, perda de clientes e absenteísmo.
Por esses motivos, venho apresentar soluções. Para isso, primeiro temos que diagnosticar os problemas, depois elaborar e planejar em plano de ação para cada problema identificado, no intuito de melhorar a situação atual da Surpersoft e fazer com que obtenha crescimento em curto prazo.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Verificando as informações do dossiê entregue, descarto qualquer opção de que os problemas da Supersoft sejam externos. Tudo o que ocorre é consequência de problemas internos, sendo mais especifica são insatisfações dos colaboradores da empresa.
Essas insatisfações fazem com que a produtividade caia, pois o profissional desmotivado, não produz, fazendo com que a empresa pare aos poucos.
Precisamos solucionar essas insatisfações, antes que resulte em mais problemas para a Supersoft.
1. DIAGNÓSTICO
O Diagnostico servirá como base orientadora para a elaboração de medidas, e será adaptado de acordo a realidade da empresa. Analisando o dossiê, foram detectados algumas insatisfações:
1.1 Insatisfações detectadas
• Reconhecimento Profissional
• Excesso de Trabalho
• Infra-estrutura
• Baixo valor nos benefícios.
• Falta de capacitação profissional
• Salário
Analisando essas insatisfações vemos que é extremamente necessário uma reestruturação da empresa, pois não temos um problema isolado e sim problemas que afetam o todo.
Reconhecimento profissional: Falta de motivação da parte dos sócios para com os colaboradores
Excesso de trabalho: Os colaboradores se sentem sobrecarregados, isso gera estresse e péssimo rendimento.
Infraestrutura: É insuficiente, pois falta ao colaborador o principal para desenvolver suas funções de maneira adequada, mas também falta o básico como uma copa.
Baixo valor nos benefícios: Como o colaborador não tem um local na estrutura da empresa para fazer suas refeições, sente que o valor de seu beneficio é baixo para os parâmetros da região.
Falta de Capacitação profissional: O colaborador sente falta desse subsidio para se tornar um profissional mais completo, e agregar novos conhecimento na empresa.
Salário:Todos os colaboradores se queixando, este na maioria das vezes é o principal motivador da execução de tarefas e satisfação do trabalho.
Devemos solucionar essas insatisfações para garantir que não se tornem um incomodo ainda maior para os colaboradores, lembrando que funcionários desmotivados não produzem, e isso afeta a empresa como um todo.
2. PLANO DE AÇÃO
O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. Tendo em vista o que fazer, como fazer e com o que fazer.
O que fazer - Objetivo
São propósitos específicos, alvos a serem alcançados ao longo de determinado período, que, em conjunto, resultarão no cumprimento da missão.
Como fazer - Estratégias
São os caminhos escolhidos que indicam como a organização pretende concretizar seus objetivos e, conseqüentemente sua missão.
Com que fazer – Recursos necessários
Identifica os recursos necessários para a execução da ação.
Primeiramente a gestão de pessoas consiste em varias atividades integradas, como descrição e analise de cargos, planejamento, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, saúde e bem estar.
Anteriormente diagnosticamos algumas insatisfações, então agora com os problemas identificados vamos propor soluções.
2.1 Reconhecimento profissional:
O reconhecimento é parte essencial na vida de todo ser humano, não só no âmbito profissional como no pessoal também. Ao ser reconhecido, a tendência é que seu colaborador se sinta mais motivado e proativo, provocando assim o seu crescimento na empresa, e quando um funcionário cresce, a corporação cresce junto, pois contará com um time disposto a encarar desafios, superar obstáculos de uma maneira criativa e produzir eficazmente.
Acompanhe de perto o trabalho de seus funcionários: não apenas os resultados, mas principalmente o processo que o levou até a finalização das tarefas. Com isso, você poderá entender como que ele produz, as evoluções que teve e onde tem dificuldades. Demonstrar preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está interessado em seu progresso.
Comunique-se com eles: quando sentir que seu colaborador tem problemas
...