Desafios da adm no mc donalds
Por: susanechagas • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 831 Palavras (4 Páginas) • 758 Visualizações
Desafios da administração no McDonald’s no Brasil
- Teoria da cooperação – pode ser analisada, já que defende que as organizações são sistemas de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas e que existem porque os indivíduos não podem realizar objetivos individuais de forma isolada.
Teoria da aceitação de autoridade - pode ser analisada pois sustenta que a autoridade é um fenômeno psicológico, que depende, não do supervisor, mas da decisão do subordinado em aceita-la, mesmo sendo dito que mais da metade dos gerentes começaram como atendentes e que é um sistema onde se revezam as funções, mesmo que um atendente possa mudar sua função futuramente, enquanto atendente ele tende a aceitar que está há um cargo inferior ao gerente, por exemplo.
Teorias de motivação e liderança – pode ser analisada já que no sistema do McDonald’s a escala de trabalho é frequentemente revezada para aumentar a motivação e o interesse pela atividade. Também garantindo um ambiente de trabalho especial, há uma série de iniciativas para aumentar a motivação dos funcionários, como: “Destaque do mês”, a gincana “Na ponta da língua” e uma outra competição chamada “All star”, que distribui bolsas de estudos.
Teoria dos custos de transação – pode ser analisada pois ela levanta uma hipótese acerca das hierarquias, vendo-as como resposta aos ambientes incertos e como uma evolução natural das transações que ocorrem livremente no mercado (“mais da metade dos gerentes começaram como atendentes”)
Teoria da ecologia populacional – analisa populações organizacionais, de forma a compreender os fatores e características que levam à melhor adaptação ao ambiente, pode ser analisada já que no McDonald’s existem as motivações para melhor agrado e adaptação dos funcionários.
Teoria institucional – é uma teoria de contribuições teóricas e pesquisas empíricas que busca explicar porque as organizações assumem determinadas formas, que apresentam relativa semelhança entre si, destacando a relevância de fatores de ordem institucional, se aplica ao caso McDonald’s exatamente por todas as suas condutas de funcionamento e relacionamento.
Teoria da burocracia - não pode ser analisada para o caso do McDonald’s pois suas características como impessoalidade e profissionalismo e padronização e formalização não se encaixam, já que no McDonald’s os funcionários não são especializados em apenas uma área, todos são treinados para atuar em todas as tarefas do restaurante e também trata-se de uma força de trabalho pouco qualificada.
- Os princípios da escola clássica de administração que se manifestam na administração do McDonald’s são:
- Divisão do trabalho (todos os funcionários devem ser capazes de realizar todas as funções);
- Tempo das tarefas executadas tem que ser cumprido;
- Controle das operações exercido por uma pessoa;
- Hierarquia (funcionários evoluem de atendente para treinador, coordenador de equipe, trainee de gerente, segundo assistente e gerente operador).
- Uniformidade em todas as lojas do mundo;
- Todos devem produzir no mesmo ritmo e de forma igual à detalhada no manual.
A relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica é que o o movimento de administração científica surgiu como uma resposta eficiente à questão da existência de uma força de trabalho desqualificada e barata.
...