Desenvolvimento Econômico
Por: dhjunior • 5/6/2016 • Relatório de pesquisa • 657 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | |
RA | |
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).
[pic 5]
- Introdução:
O desenvolvimento econômico sempre foi uma preocupação dos países de todo o mundo; não sendo diferente com o Brasil. Ao assumirem a presidência todos os presidentes buscam medidas para melhorar a vida econômica de seu país. Medidas como incentivo à indústria, planos de estabilização econômica, direitos trabalhistas, etc.
A seguir vamos verificar os pontos negativos e positivos nas medidas que alguns governantes adotaram. Os principais aspectos da economia brasileira de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, passando pelo Regime Militar e Itamar Franco.
- Descrição das políticas econômicas e suas consequências
- A Era Getúlio Vargas – No primeiro mandato Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Ele criou a Siderúrgica nacional, Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
Getúlio foi um presidente que possibilitou muito investimento no Brasil, desenvolveu o parque industrial brasileiro e criou muitas obras de infraestrutura, suas mudanças na área de trabalho ajudou muitos trabalhadores.
- Era Juscelino Kubitschek (JK) - Teve um governo dinâmico e moderno, o grande destaque foi fazer o país crescer e desenvolver, com a economia mais ampla e diversificada.
Criou o Plano de Metas, que previa 31 metas que eram distribuídas em transportes, energia elétrica, indústria de base, alimentação e a construção da cidade de Brasília.
A economia brasileira se internacionalizou, abrindo assim um espaço para os investimentos estrangeiros especialmente as indústrias automobilísticas.
Construiu a cidade de Brasília sobre muitas críticas e aumentou a dívida pública, houve aumento da dívida externa, inflação com índice altíssimo e déficit na balança comercial.
2.3– Regime Militar – através do Programa da Ação Econômica do Governo tentava-se estabilizar a economia com transformações institucionais no mercado financeiro com a criação da correção monetária e o Banco Central.
Época conhecida como o milagre econômico. Os pontos positivos desse milagre econômico é que houve um crescimento do PIB de quase 10,2% ao ano; passando o Brasil a ter o 8º melhor PIB do mundo.
Aumento da Produção de Petróleo e investimentos em infraestrutura.
Em contrapartida os pontos negativos foram: desigualdade social (a classe média teve o poder aquisitivo ampliado e a classe mais pobre não era atingida por esse milagre). Aumento de inflação e o aumento da dívida externa gerada pelos empréstimos para investimentos.
...