TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômica

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.

Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra - SP[pic 1]

Curso de Graduação em Administração e Ciências Contábeis

Maria Carollini dos Santos  RA 6660440264

DESENVOLVILMENTO ECONOMICO

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

AULA TEMA 3 - A GLOBALIZAÇÃO, A CRISE ECONOMICA GLOBAL E O SURGIMENTO DOS BRICS

PROFESSOR: HAMILTON EDUARDO ARAGÃO

ITAPECERICA DA SERRA - SP

10/04/2015

[pic 2]

INTRODUÇÃO

Nesta presente pesquisa nos aprofundaremos no tema Globalização e suas definições. O mundo cada vez mais se torna Globalizado onde os países se interagem, de forma econômica, cultural, social e politica, sempre com a necessidade do Capitalismo, pela conquista de novos mercados de crescimento, e ela se deu por conta do avanço tecnológico que os últimos tempos vêm alcançando, hoje a partir de um clique temos informações do mundo inteiro, nos interagimos com qualquer pessoa em qualquer lugar, com isso deu se a Globalização. Sem uma boa interação, os mercados tendem a ficar saturados, levando a uma Crise Econômica global. E cada vez mais os países vão desenvolvendo, e nessa pesquisa também abordaremos o surgimento do BRICS, que são os países em desenvolvimento em destaque.

GLOBALIZAÇÃO

Definições

Globalização deu se por uma necessidade de interação, que ocorreu na década de 70 e ganhou mais velocidade na década de 80, e o desenvolvimento das novas tecnologias ajudou essa aceleração, onde o mundo fica ao alcance de um clique, em penas segundos temos acesso a informações, e com esse avanço principalmente na  área de informática. A globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi onde o capitalismo ficou mais forte e consolidado, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. Com a era da globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população pode variar a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações, quanto mais desenvolvida, mais globalizada, mais crescimento para o País. A globalização se intensificou com mais força perto do século XX, com a III Revolução Industrial ("Revolução Técnico-Científica). Hoje essa Globalização dos países envolve toda a economia mundial, e vem trazendo novidades na economia do mundo e nas sociedades, e não só trazendo, mas também ela traz, grande interferência no meio em que vivemos, na nossa vida social em nosso trabalho, quanto mais globalizado fica nosso pais, melhores são as funções nos serviços, tem se mais tecnologia para desenvolver os serviços e bens, tudo fruto de internacionalização da produção e da internacionalização financeira, para que haja esses avanços nos nossos meios de produção.

A Globalização traz aos economistas, sociólogos, cientistas políticos, filósofos, entre outros intelectuais uma discussão sobre a natureza da globalização, como se surgiu e quais mudanças esta ocorrendo. Com a globalização, o sistema capitalista se transformou num sistema completo, uma vez que este modo de produção só era completo no período anterior no que se refere a duas variáveis da órbita da circulação – o comércio mundial e a exportação de capitais. Ao se transformar num sistema maduro internacionalmente o capitalismo unificou globalmente o ciclo econômico mundial, possibilitando, dessa forma, o surgimento de crises mundiais completas.

Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, isso ajuda o país, as portam ficam abertas para diferentes culturas, para trocarmos mercadoria de custo baixo de países de fora, fazendo com que os gastos por produção caísse pela produção de um bem no país que ficaria caro, fazer a exportação de fora.

Porém com todo esse avanço e toda essa tecnologia que a globalização traz, ela também tem desvantagens, as riquezas são concentradas, a maioria dos investimentos fica para os países Desenvolvidos, e uma parte pequena vai para o resto do mundo, isso faz com que os outros países não se desenvolvam, não tratando da pobreza da população que vive em situações precárias, de extrema pobreza, e ainda há estudiosos que dizem que a globalização e a revolução tecnológica e cientifica são as principais causas de desemprego nos países, pois a mão de obra que é paga para os funcionários são substituídos, os serviços que antes eram feitos por pessoas podem ser feitos por maquinas, por conta do avanço tecnológico, fazendo com que essas pessoas fiquem desempregadas em meio a tantas tecnologias, outra desvantagem também pode haver a perda de cultura nacional em países mais fracos e pobres, pois os Países mais ricos vêm e exploram e aproveitam.

OUTSOURCING

Definições

O Outsourcing é serviços e produtos feitos por terceiros, uma compra de produtos e serviços. Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Então é a compra paga a terceiros, esta relacionado a compra de mão de obra de fora, de fontes externas da empresa, no Brasil mais conhecido como a Terceirização de mão de obra, muitas vezes é feito transações repetidas com parcerias de médio ou longo prazo. Caracteriza outsourcing como a prática de transferir a responsabilidade de execução de determinada atividade, tarefa, ou serviços, de qualquer forma de produzir um bem ou fazer um serviço, para a área de responsabilidade de uma empresa terceira, para alguém de fora, externo da empresa, tornando-se este processo permanente, permitindo que a empresa que delega as responsabilidades se possa focar completamente na sua atividade principal que é chamado core business. Apesar da prática do processo de outsourcing ter aumentado bastante nos últimos anos, não podemos dizer que exista uma clara definição do seu conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (959.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com