Desenvolvimento econômico
Por: miminoemia • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.537 Palavras (15 Páginas) • 168 Visualizações
ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
RESUMO
Este trabalho oferece uma análise do desenvolvimento econômico que é um dos indicadores de qualidade de vida mais utilizados para demonstrar a evolução de um país através de informações, como: renda, longevidade e educação. Serão abordados também dados sobre o desenvolvimento econômico dos países pertencentes ao BRICS e sua influência na economia mundial.
Palavras chave: Desenvolvimento; Economia; Evolução; Informação.
ABSTRACT
This work provides an analysis of economic development which is one of the indicators of quality of life used to demonstrate the evolution of a country through information such as: income, longevity and education. Will be addressed also data on the economic development of countries belonging to the BRICS and its influence on the world economy.
Keywords: Development, Economics, Evolution, Information.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………….....4
2 DESENVOLVIMENTO ………………………………………………………………….....5
2.1 Etapa 1 ..................................................................................................................................6
2.2 Etapa 2 ..................................................................................................................................7
3 CONCLUSÃO……………………………………………………………………………...12
4 BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………………...13
1. INTRODUÇÃO
Nosso trabalho tem o escopo elaborar um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS e evidenciar a influência do bloco na economia mundial.
O desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais.
A partir do sistema capitalista que surgiu com mudanças socioeconômicas e se difundiu mundialmente até chegar ao Brasil no final da Idade Média (séc. XIX). Hoje, muitas das preocupações dos economistas se concretizaram em forma de crises e aumento dos preços das mercadorias e das importações e se pode observar que vários autores fazem referências às ideias que os economistas faziam com relação ao crescimento econômico nos tempos antigos.
Através de diagnósticos das situações econômicas do grupo dos países com economias em desenvolvimento o BRICS, passando por relatos históricos, pelas diversas crises sistêmicas até a proposição dos índices utilizados para o cálculo do percentual de desenvolvimento econômico de todos os países.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) é reconhecido pelas Nações Unidas como um exercício intelectual independente e uma importante ferramenta para aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento humano em todo o mundo.
A construção de uma economia estruturada em alicerces sólidos é de fundamental importância para seu desenvolvimento, este é um processo árduo e demorado não ocorre em questão de dias ou por acaso, de certa forma é possível notar com as pesquisas que as economias que possuem como base outros países decaem ao adquirir ‘autonomia’ e são necessárias medidas extremas, tal como ocorreu na Rússia e no Brasil, para dinamizar a economia e atrair investimentos externos.
1. DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
O desenvolvimento econômico e social é determinado por uma serie de fatores, como educação, renda e investimentos no país, que são utilizados na criação de tabelas de índices como PIB E IDH. O PIB per capta (Produto interno bruto por habitante) trata-se de um índice que utiliza a dimensão econômica como qualitativo para o bem-estar das pessoas e determinando o poder aquisitivo de todos os países.
Para ter controle sob a taxa de desenvolvimento foram criadas pesquisas e selecionados os itens que fariam parte da analise do desenvolvimento dos países. O PIB per capta (Produto interno bruto por habitante) trata-se de um índice que utiliza a dimensão econômica como qualitativo para o bem-estar das pessoas e determinando o poder aquisitivo de todos os países, ou seja, é calculado através da soma de todos os bens e serviços produzidos em determinados período e local dividido pelo numero de habitantes.
O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica – um estado, uma região, ou mesmo todo país. Neste casso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.
O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz – um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.
A Curva de Lorenz trata se de uma representação gráfica da distribuição de renda na população, para construir uma curva é necessário ordenar a população por renda per capta, após isto, no eixo horizontal encontram-se as porcentagens da população e no eixo vertical a porcentagem da renda. Nesta curva representa-se em forma de Reta da Igualdade Perfeita apenas em uma situação hipotética na qual, todos têm rendas proporcionais. Quanto
...