Disciplina: Economia e Mercado global
Por: alfa271084 • 6/4/2020 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Aluno: Danilo Dutra Ramos
Curso: Gestão pública ead
Disciplina: Economia e Mercado global
É incrível como o ser humano consegue evoluir em seu tao pouco tempo de existência , comparado com a idade da Terra.
Certamente a revolução industrial foi a maior prova da capacidade do ser humano evoluir, e com isso impactou na estrutura social nos dias de hoje.
A primeira Revolução Industrial é marcada pela substituição do trabalho braçal pela mecanização. É a descoberta do carvão como principal fonte de energia para mover equipamentos e alimentar as locomotivas. Assim surgiram as estradas de ferro.
Na sequência, a segunda Revolução Industrial trouxe novas fontes de energia, a elétrica e o uso do petróleo como combustível. A indústria ganha um novo conceito para método de trabalho: a produção em massa e a divisão de tarefas. Com tantas invenções, iniciou-se um forte movimento social da troca da vida rural pela urbana e a busca de emprego na indústria. A participação do homem se torna mais ativa, porém ainda se seguia o fluxo de forma reativa.
Já a terceira Revolução veio movida pelo avanço da tecnologia. É a revolução da informação tecnológica. É a era do www da internet com a conexão global. A robótica já começa a aparecer como característica marcante. Na indústria, chegaram os chips permitindo a coleta de dados de forma ágil com melhor controle e precisão sobre a produção; as máquinas se tornam programáveis; e a sociedade foi surpreendida com a oferta de produtos padronizados.
A quarta Revolução industrial é essa a qual chegamos: a era da tecnologia. A TECNOLOGIA se mostra como aliada, visto que é possível executar ideias e criar projetos de forma mais dinâmica e intuitiva. As redes sociais podem ilustrar um bom exemplo disso. Pessoas com boas ideias criam negócios diferenciados e, por meio do comércio online, conseguem captar a atenção de pessoas, ganhando.
A produção, venda e comercialização de mercadorias sempre desempenhou um papel de destaque na história da humanidade. Os primeiros sistemas econômicos surgiram de forma natural, à medida que várias profissões e ofícios produziam bens passíveis de troca. Tais bens eram criados e pensados a partir da necessidade que se verificava no uso daquele objeto ou produto, seja para trocá-lo por um outro ou para uso cotidiano. Entre os séculos XV e XVII, o desenvolvimento da navegação pelo oceano Atlântico possibilitou acesso a vastíssimas regiões do globo, constituindo um conjunto de mudanças conhecido como Revolução Comercial. A Expansão Marítima começava a definir os alicerces do mundo capitalista e as negociações se tornavam mais frequentes. A compra e venda de produtos fomentava o acúmulo de riqueza das nações e impulsionava o desenvolvimento
Com isso podemos concluir que a revolução industrial foi um grande marco para humanidade e ao mesmo tempo estabeleceu um elo entre a idade contemporânea com os dias atuais, no qual foi de suma importância para o crescimento do mercado tecnológico.
...