Documento
Por: GogoKiss • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
Praga/Tchecoslováquia
2º SÉRIE
Jack Tequila RA 2345678
DESAFIO PROFISSIONAL – 3º BIMESTRE
PROMOÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GERÊNCIA DE VENDAS
PROFESSORA-TUTORA EAD Filomena das Couves
Praga/Tchecoslováquia
20 de Abril de 2010
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO
2.0 ESTUDO DO MERCADO
3.0 ANÁLISE SWOT - FAFO
4.0 MARKETING MIX
5.0 BRIEFING
6.0 PLANO DE VENDAS
7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
1.0 INTRODUÇÃO
Atualmente a concorrência para refrigerantes tornou-se grande ao ponto de cada região brasileira existir uma marca própria. Foi se o tempo em que apenas Pepsi e Coca-Cola disputavam o gosto, literalmente, entre os brasileiros.
2.0 ESTUDO DO MERCADO
Os grupos “grandes corporações e multinacionais” é formado pelo sistema Coca-Cola Brasil, AmBev e Brasil Kirin, todas elas com grande capital e participação internacional, que juntas reúnem cerca de 90% do faturamento do setor. Um destaque nesse levantamento dar-se pela participação da Pepsi no Brasil, que ao contrário dos nossos vizinhos argentinos, não possui um mercado tão bem aceito pela nossa população como os gigantes citados nesse parágrafo.
Outro grupo são as “grandes empresas”, formado por 15 marcas aproximadamente. Em geral, não estão vinculadas a nenhum grande grupo de caráter multinacional, contudo, suas características fazem descolar do primeiro grupo, bem como do terceiro que veremos a seguir: o das “pequenas empresas regionais”.
As “pequenas empresas regionais”, por sua vez, formam um grupo de cerca de 180 marcas, espalhadas por todo o território brasileiro. Este é o grupo de empresas que a AFREBRAS representa, e no qual está também nós da Holtz Refrigerantes.
No Brasil, os sabores de refrigerantes mais vendidos são os de cola, representando 50%, seguidos pelo sabor tradicional de guaraná com 25%, os outros sabores juntos somam 25% da preferência nacional.
As marcas mais importantes encontradas no estado de São Paulo, que são fora do eixo multinacional, são a Fors Refrigerantes, Refriso (Refrigerantes Sorocaba) e a Refrigerantes Convenção.
Sazonalidade
Um fator importante a ser considerar na entrada de mercado em qualquer levantamento, é a sazonalidade de um produto como o nosso. A demanda de refrigerante também está relacionada a temperatura climática. No período compreendido entre os meses de setembro a março, o consumo chega a duplicar se comparado a meses de temperatura mais amena.
3.0 ANÁLISE SWOT - FAFO
Como não deveria ser diferente, para cada ação é determinante o uso de ferramentas gerenciais que auxiliam uma tomada de decisão e que nos guiem para o caminho certo para o sucesso e expansão de nossa marca.
4.0 MARKETING MIX
4.1 Produto
Refrigerante de cola fabricado com as matérias primas de melhor qualidade do mercado, produzido sobre padrões rigorosos de qualidade, e envasado em embalagens PET com porcentual reduzido de plástico, nas quantidades de 2 litros, 1,5 litros e 1 litro e com a marca registrada HOLTZ Cola.
4.2 Preço
Para incentivar o aumento das vendas, serão concedidos descontos de 10% a 15% para os clientes que comprarem as 3 embalagens e com quantidades superiores à 100 fardos/mês para cada uma delas.
4.3 Praça
Nessas 2 novas unidades serão envasados os 3 tipos de embalagens, com espaço dedicado para o estoque médio de 2 semanas. Isso facilitará a distribuição para os principais varejos (mercados, padarias, lanchonetes, supermercados e hipermercados) fazendo com que nosso refrigerante esteja sempre disponível em qualquer prateleira.
4.4 Promoção
Quanto à propaganda, serão feitas ações em eventos, PDV, propaganda em ônibus (busdoor) e outdoor. Propaganda veiculada em TV, com duração de até 30 segundos, inclusive ressaltando sobre a tradição da empresa na fabricação de refrigerantes e para o incentivo para a população sair do comum.
...