ECONOMIA BRASILEIRA
Por: claudiareisadm • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
UNIFRAN – UNIVERSIDADE DE FRANCA
EAD – CRUZEIRO SO SUL
ADMINISTRAÇÃO
PORTIFÓLIO DE ECONOMIA BRASILEIRA
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL BRASILEIRO
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país que de acordo com estudos, análises e pesquisas da atualidade, está em constante crescimento econômico. O nosso PIB e nossa economia, mesmo que lentamente, crescem a cada dia.
A dúvida é se o desenvolvimento social também está acompanhando este crescimento, ou se ao contrário da economia, continua com grandes desigualdades sociais devido à má distribuição de renda.
DESENVOLVIMENTO
Em um momento onde vários países que são considerados como potências econômicas estão passando por grandes crises financeiras, o Brasil mostra que mesmo lentamente mantém seu crescimento e desenvolvimento econômico, isso devido á estabilidade financeira adquirida e mantida ao longo dos últimos anos.
O crescimento econômico do Brasil se deve a um bom desempenho macroeconômico e a estabilidade nos padrões de produção e consumo. Importantes acontecimentos ocorridos nos últimos anos, também contribuíram para esse crescimento, tais como o esgotamento da fronteira agrícola em vários países, a concentração crescente da população mundial no meio urbano, a busca por fontes alternativas de energia e, acima de tudo, o aumento da capacidade competitiva do Brasil neste setor, colocaram as atividades do agronegócio em posição estratégica na definição dos rumos da economia. Outras atividades que também tem contribuído para o crescimento econômico do Brasil são o setor das Indústrias, exportações, o consumo das famílias e o consumo do governo.
O valor total das riquezas geradas no Brasil no ano passado alcançou R$ 4,84 trilhões. Segundo fontes de indicadores econômicos o PIB brasileiro cresceu cerca de 2,3% no ano de 2013 em comparação com o ano anterior. Um crescimento pequeno, mas ainda assim um crescimento. De acordo com pesquisas o crescimento do PIB previsto pra 2014 será menor. Isso se deve principalmente a crises financeiras enfrentadas pelos países europeus, que refletem diretamente na economia brasileira, pois diminui o índice de investimento e as exportações. Outro fator que deixa o PIB estagnado é a inflação. Apesar se manter estável, a taxa de inflação brasileira é a maior do mundo. E o alto índice de preço desacelera a demanda de produtos de consumo interno.
A inflação e os juros altos além de afetar o crescimento econômico do país também interferem no desenvolvimento social. O que se observa é que mesmo com o crescimento econômico frequente o desenvolvimento social do Brasil ainda é baixo, e conforme pesquisas há um abismo entre um e outro. Não se pode falar que o desenvolvimento social não cresceu ao longo dos anos, o que se analisa é que ele é bem inferior ao crescimento econômico do país. Mas mesmo inferior o desenvolvimento social tem mostrado frequentes melhoras principalmente no que diz respeito aos empregos oferecidos e também no aumento da renda dos cidadãos. O Brasil tem investido também em projetos no combate à pobreza, mas ainda precisa investir muito em melhorias na qualidade de vida, educação e saúde.
...