ELABORAÇÃO E ANALISE DA MATRIZ DAFO
Por: rosyguedes • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 608 Palavras (3 Páginas) • 2.084 Visualizações
ELABORAÇÃO E ANALISE DA MATRIZ DAFO
A matriz DAFO é uma ferramenta que permite a análise de um cenário ou ambiente dentro de um contexto empresarial, ela permite ao gestor criar e implementar um planejamento estratégico para a empresa visando o crescimento desta ou a superação de situações que possam estar de alguma maneira comprometendo o bom andamento das atividades rotineiras da corporação.
O termo DAFO vem de Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades, que por sua vez tem origem na sua versão em inglês conhecida como matriz SWOT do acrônimo Strengths, Weaknesses, OpportunitiesandThreats.
Sua análise é relativamente simples e proporciona aos administradores da empresa estudada uma visão singular dos aspectos inerentes a ela.
Questões:
- Há alguma relação entre a missão institucional e a estratégia estabelecida e desenvolvida por esta organização.
Resposta: Existe um contrassenso entre o que preconiza a missão da entidade com a realidade na qual essa subsiste, afinal o querer ser o principal centro de referência geriátrico de uma região exige uma estrutura modernizada acompanhando os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, assim como ter uma capacidade de assimilação de novos pacientes condizente com a demanda regional aliada a uma equipe técnica devidamente motivada e inspirada a exercer a atividade a qual se propõe, em nenhum desses aspectos é possível dizer que exista uma relação solida entre a missão da entidade e a sua condição organização atual.
- A Matriz DAFO
Apresentada conforme descrito anteriormente e solicitada na atividade, representada na figura 1.
Figura 1 – Matriz DAFO - Hospital São José da Montanha
DEFICIENCIAS | AMEAÇAS |
Baixa Renda dos Pacientes; Renda baseada apenas em subsídios estatais; Infraestrutura antiquada aos modelos modernos; Difícil acesso as dependências; Equipamentos ultrapassados; Manutenção precária; Déficit de leitos Déficit de profissionais de radiologia e outros; Êxodo de profissionais; Rotatividade de pessoal técnico administrativo; Politicas trabalhistas ineficientes. | Deixar de atender pacientes pela falta de recursos técnicos e humanos; Perder subsídios com as de governos estaduais e federais; Atender mal a pacientes hospitalizados por questões de infraestrutura; Riscos ligados a exames inexatos pelas condições e idade dos equipamentos em uso; Perder profissionais capacitados em todos os setores em função de condições gerais de trabalho; Se tornar obsoleto e sem condições de funcionamento em função das políticas administrativas e operacionais inadequadas a realidade da entidade no contexto onde se encontra instalada |
FORÇAS | OPORTUNIDADE |
Valores relacionados aos cuidados com idosos; Potencial de atividade pela quantidade de possíveis pacientes na região. Capacidade de sobrevivência da entidade que já existe desde 1990 e já passou por muitos problemas. Acreditar pelo sua missão poder se tornar um hospital referência apesar das dificuldades. | Readequação das políticas de trabalho com base nas novas administrações que assumem o comando dos governos estaduais e federal. Aumentos dos subsídios em função da percepção das autoridades com relação ao trabalho realizado pela entidade e do seu potencial para atender uma região carente. Possibilidade de que a faixa salarial oferecida ainda atenda a necessidade de profissionais recém formados que busque alicerçar seus conhecimentos e ainda possuam o ímpeto das primeiras atividade profissionais. |
Fonte: O autor, baseando-se nas informações fornecidas sobre a entidade.
...