EMPREENDEDORISMO ATPS ETAP 2
Por: jullyanna15 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TURMA - B
ALUNOS:
Barbara Natascha RA: 1587950895
Diego da Silva Souza RA: 1579122435
Leandra Najela Pereira de Araújo RA: 1583989641
Nubia Oliveira dos Santos RA: 1540905316
Vanessa Queiroz Rodrigues RA:1583989493
Valquiria Oliveira Santos RA: 1590912517
Thais Tayane Silva RA: 1578129690
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: ETAPA 2
PROF. Magdiel
VALPARAISO DE GOIAS
22 de Abril de 2015
Introdução
Este trabalho apresenta os principais aspectos da comunicação assim como a sua importância como saber ouvir para poder identificar as necessidades da outra parte. Informa também as variáveis básicas de uma negociação, poder, tempo, informação e as formas a serem utilizadas no processo de negociação. Sendo efetuada a identificação das variáveis básicas que compõe a empresa “Home Building Ltda”.
ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO | IMPORTÂNCIA |
Saber ouvir | E um instrumento essencial para identificar as necessidades das outras partes envolvidas na negociação. |
Escolha do canal adequado. | Escolher o canal mais adequando para o tipo de informação que se deseja emitir, telefone, e-mail, fax, comunicação formal, jornal, revistas, etc... |
Emissor | Produz a mensagem em busca do entendimento reciproco. |
Mensagem | O emprego de símbolos na comunicação, caracteres, voz. Evitando ao máximo ruído ou interferência na comunicação. |
Receptor | Receber e compreender o que esta sendo transmitido. |
Feedback | A resposta, confirmação de que a mensagem foi recebida e compreendida. |
Variáveis Básicas de negociação e seus desdobramentos.
Poder – apesar da conotação negativa, pois parece dominador, manipulador o poder pode ter caráter neutro e até positivo.
O poder no ato de negociar é determinado pela habilidade de influenciar pessoas ou situações sem abuso de autoridade evitando assim prejudicar a negociação.
Tempo – é o período básico de uma negociação, a passagem do tempo interfere favoravelmente ou não no processo de negociação, para melhor aproveitar o tempo, seja paciente, se for necessário uma negociação rápida passe a ideia para outra parte, os prazos podem ser mudados ou até mesmo eliminados.
Informação – se refere ao efeito de informar-se sobre alguém ou algo. Cada parte deve buscar informações úteis e relevantes ao contexto da negociação. Embora não seja regra entende-se que a parte que possuir um maior numero de informações tem mais probabilidade de um melhor resultado na negociação.
Temos três variáveis consideradas básicas no processo de negociação, são elas:
- Poder
- Tempo
- Informação
A variável poder está sempre presente em qualquer processo de negociação. Pode ser uma negociação individual, coletiva, política... O fato é que, nessas circunstancias, mesmo os negociadores mais habilidosos devem considerar a força e os efeitos do poder condicionantes do processo de negociação.
Poder é uma maneira de ir de um lugar a outro. É a capacidade de forçar alguém a fazer algo que ela ou ela não fariam de outra maneira. De certa forma as pessoas possuem poder quando têm a capacidade de provocar os resultados que desejam.
Existem os poderes pessoais, que são os poderes inatos, presentes em qualquer situação.
- poder da moralidade
- poder da atitude
- poder da persistência
- poder da capacidade persuasiva
E existem os poderes circunstanciais, que enfocam a situação, o momento, o tipo de negociação e a influencia do meio nessa situação.
-poder do especialista
- poder de investimento
- poder da posição
- poder de legitimidade
-poder da concorrência, entre outros.
No âmbito organizacional, embora o poder tenha sempre o elemento força, existem formas diversas de exercê-lo.
O variável tempo passa no mesmo ritmo para todos, não importa o que se faça. Uma vez que não se pode controlar o relógio. Devemos examinar como a passagem do tempo afeta o processo de negociação.
Pela definição, tempo significa a sucessão dos anos, dias, horas, minutos, etc. No contexto da negociação, o tempo assume um significado que vai muito além do sentido puramente cronológico.
O tempo reservado a uma sessão de negociação ou a negociação inteira é sempre capcioso, pois não é possível controlar o outro lado. Outro aspecto importante a considerar é que o tempo pode ser usado como uma estratégia para retardar o processo de negociação. Muitos exemplos de negociação mostram a grande utilidade na habilidade de se fazer um intervalo oportuno, isso oferece um espaço de tempo para os participantes pensarem no processo com um todo e tomarem as melhores decisões.
O tempo pode favorecer tanto um lado, como o outro da negociação, dependendo das circunstancias.
Por fim, um aspecto que deve ser considerado nesta variável é sua inexorabilidade. O tempo, uma vez perdido, nunca mais poderá ser recuperado.
A variável informação é o ato ou efeito de informar-se, dados acerca de alguém ou algo, conhecimento, instrução, direção, conhecimento amplo e fundamentado resultante de análise e combinação de vários informes.
Na negociação a informação é a questão central, pois pode abrir a porta do sucesso e afetar as decisões tomadas.
A troca de informações serve como razão para cada lado modificar sua posição, se necessário e, eventualmente, aceitar um acordo. Além disso, o fornecimento cuidadoso e controlado de informações durante o primeiro momento da negociação diminui a expectativa do oponente.
Algumas importantes fontes de informação são:
- Internet: artigos sobre as empresas, as pessoas que se vai negociar;
- Biblioteca: informações sobre a empresa a qual vai se iniciar um processo de negociação podem estar arquivadas;
- Telefone: clientes em potencial quase sempre recebem informações sobre produtos e sobre a empresa com a qual negociam.
Apesar das varias fontes de informação, deve-se buscar aquela ideal relativa ao contexto do processo a ser negociado.
Variáveis básicas que compõe a situação da empresa “Home Building Ltda”
Informação – Temos 10 obras para entregar, os funcionários ameaçam entrar em greve reivindicando aumento salarial, participação nos lucros da empresa e convenio médico, não estamos atrasados com as obras.
Tempo – o fato de não estarmos atrasados, acaba nos dando prazo para iniciarmos uma negociação.
...