EMPREENDEDORISMO VERDE - Green Trash
Por: kethllen antunes • 20/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.283 Palavras (14 Páginas) • 145 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
(Nomes dos alunos)
EMPREENDEDORISMO VERDE
Green Trash
sp 2020
Nome dos alunos
EMPREENDEDORISMO VERDE
Green Trash
Trabalho de Administração apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade, Sistemas de Informação Gerencial
Orientador: Prof.
sp 2020
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- Desafio 1 – empreendedorismo 4
- Desafio 2 – Ética, política e sociedade 6
- Desafio 3 – Homem, cultura e sociedade 8
- Desafio 4 – sistemas de informação gerencial 9
- CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 16
ANEXO A – Título do anexo 16
INTRODUÇÃO
A cada dia o mundo está mais globalizado, um exemplo dessa globalização é o e-commerce, que nada mais é que permitir que o consumidor faça compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa sem a necessidade de se deslocar a uma loja física. O surgimento desse tipo de comércio foi um movimento natural ao surgimento da internet e dos negócios baseados no modelo digital. Juntamente com essas ferramentas que a internet oferece, o mundo para o empreendedorismo acaba ganhando mais espaço, o empreendedor tem a chance de não só crescer como empresa física e sim virtualmente também.
Com o avanço da globalização, a cultura da sociedade acaba modificando o mundo dos empresários, que na grande maioria gira em torno do capital, as pessoas buscam pelo lucro e resultados satisfatórios financeiramente, porém muitas vezes acabam pecando em não pensar no próximo, ou no bem estar do mundo. Para ser um bom empreendedor e ser humano é preciso ter os princípios básicos da ética, independente da sua política ou da forma que a sociedade se comporta em busca de riquezas, que os empreendedores falhem em vários aspectos, mas jamais na ética no meio profissional. Que possam empreender em riquezas e principalmente em humanidade.
DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo é uma corrente de negócios muito forte no Brasil, que é um dos três países com o maior número de empreendedores. O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Sendo assim, empreender significa sempre ter dinheiro no bolso? O ideal é que a resposta seja positiva, mas não existe toda essa garantia. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.
“O empreendedorismo é caracterizado pela capacidade de criação, foco e resultados. A criação advém do sonho ou da imagem mental materializada na
crença”. (COZER, 2016)
O empreendedorismo pode ser entendido como a disposição ou a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também muitas vezes definida como a habilidade de criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio.
Criatividade, iniciativa, pensamento estratégico, autoconfiança, otimismo, resiliência, adaptação, manejo de ansiedades e riscos, desejo de protagonismo, são atitudes e pensamentos que ajudam a criar um perfil empreendedor.
No caso do empreendedor da Green Trash informações sobre como empreender corretamente e quais os tipos de empreendedor existentes podem auxiliar a empresa a ter mais sucesso.
Todos nós sabemos que o nosso planeta está sempre em constante mudança, porém, com as grandes evidências que uma série de ações práticas estão causando malefícios ao nosso planeta e ao equilíbrio do nosso meio ambiente, nossa relação com recursos naturais passaram a se tornar uma forte fonte de preocupação nas últimas décadas.
Diante desse aspecto, o empreendedorismo tem deixado de levar a parte financeira como premissa, mas também questões de caráter social e ambiental, se tornando cada vez mais responsável com relação à preservação do meio ambiente.
O empreendedorismo verde não é somente uma nova alternativa, e sim uma necessidade da nossa vida atual.
Empreender é uma atitude corajosa e o empreendedorismo verde é uma forma de encarar as oportunidades do mercado, além de ser necessário para a sustentabilidade do planeta.
Tendência crescente na atualidade o empreendedorismo verde consiste em negócios que buscam:
- Desenvolver produtos e serviços mais conscientes ambientalmente;
- Ter práticas de mercados que possibilitem mitigar os danos à natureza;
- Fomentar a sustentabilidade em sua missão de negócio
- Ergonomia no trabalho;
- Reduzir, reutilizar e recliclar.
Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, planejar o futuro da empresa é essencial.
Para começar uma empresa deve-se realizar um plano de negócios. O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, visto que a maneira direta de empresas identificarem pontos relevantes seja eles internos ou externos que guiarão o desenvolvimento da empresa.
O plano de negócios é um documento empresarial contendo todos os requisitos para o início do negócio, tais como concorrentes no mercado, demanda do produto, estudo do público alvo, fornecedores, custos de produção, mão de obra necessária, capital inicial para o investimento.
A importância da inovação no empreendimento se dá por meio de sempre estar acompanhando as tendências do mercado e necessidade dos clientes, a fim de impulsionar os lucros. Inovação é criar algo que tenha utilidade, que seja diferente do que já existe no mercado, pois a inovação precisa gerar lucros.
...