ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR E IDEIA DE NEGÓCIO
Por: RODRIGO2306 • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
Relatório Parcial PROINTER I
Curso Superior de Administração
Aluno: Jackson Telles – RA 6070902461
Tutora: Priscila Cintra
Disciplina: Projeto Interdisciplinar (PROINTER I)
Polo Presencial: Pindamonhangaba
1.Questionário
Entrevista com um Empreendedor
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Resposta: As constantes mudanças nas funções e relações de trabalho, a instabilidade empregatícia e desvalorização da mão-de-obra no ramo Industrial, minha antiga área de atuação, me fez repensar meus objetivos profissionais e pessoais, depois de dez anos percebi que não compartilhava da mesma cultura e valores praticados pela empresa em que trabalhava. Cheguei à conclusão que não iria me realizar atuando dentro da indústria. Porém empreendendo eu poderia colocar em prática meus ideais e princípios, sendo assim uma maneira de alcançar a almejada realização pessoal e profissional.
- Existem outros empreendedores em sua família?
Resposta: Não. Meu avô paterno possuía uma mercearia na zona rural da cidade, porém veio a falir, devido ao hábito de vender “fiado”, isso foi a décadas atrás e posteriormente ele não empreendeu mais.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Resposta: Nenhuma das opções. Nasceu durante minha vida profissional.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Resposta: Minha educação formal foi voltada para a atividade industrial. Me formei em Metalurgia e Mecânica. Os conhecimentos técnicos de minha formação não foram úteis para a fotografia, porém toda a vivência no período de estudo e trabalho, foram úteis para que eu criasse um “Networking” posteriormente.
- Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Resposta: O medo de empreender está muito ligado aos riscos. Risco de falir, de não saber administrar, de não conhecer profundamente tudo que envolve um determinado negócio e de não conseguir atingir o objetivo. Além de não ter a segurança de uma renda fixa mensal, que é um fator de peso, a cultura brasileira tende a optar pelo que é mais prático e mais fácil, no entanto empreender é oposto disso, empreender envolve muito mais trabalho, muito mais responsabilidade e muito mais comprometimento.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Resposta: Este projeto pode trazer a independência profissional, pois permite executar uma tarefa em que há domínio e prazer pela execução. E pode trazer a realização pessoal pois há a flexibilidade de ajustar a carga horária, de organizar a agenda de trabalho conciliando a vida familiar, pessoal e profissional.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Resposta: A ética colabora para o sucesso do empreendimento através de orçamentos Justos, por exemplo, não cobrar mais caro de um cliente porque ele possui uma condição financeira elevada. Outra forma é através do cumprimento das datas acordadas tanto no prazo de entrega das fotografias como nos dias e horários dos ensaios, em caso de cancelamento avisar previamente, não usar indevidamente ou sem prévio aviso a imagem de clientes também é uma forma de praticar a ética. As relações Humanas são essenciais para este ramo de atividade. Só é possível fechar um contrato com um cliente se houver a excelência nas relações humanas, um comportamento que transmita confiança, responsabilidade, profissionalismo, interesse e preocupação com os desejos e satisfação do cliente, muitas vezes convence o cliente a pagar um valor que ele não estava disposto inicialmente e a realizar novos contratos no futuro.
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Resposta: Durante o Curso de Fotografia que realizei apenas por lazer, notei que durante a aula o professor atendia a várias ligações de pessoas querendo o contratar para fotografar eventos. No entanto a maioria das ofertas de trabalho eram recusadas por ele. Ao indaga-lo pelo motivo das recusas ele me respondeu que sua agenda já estava comprometida até o final do ano, e nós ainda estávamos no abril. Foi então que identifiquei uma área fértil para empreender.
9-Como você avaliou esta oportunidade?
Resposta: Avaliei esta oportunidade como sendo um tesouro encontrado, pois notei que havia uma grande demanda comercial em uma atividade que me dava prazer realizar.
10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Resposta: Não tive um plano de negócios. Apenas tive a ideia inicial de criar um convênio com os salões de festas e promoters de minha cidade, concedendo desconto aos clientes através do convênio e bonificando o proprietário do salão e os promoters com um percentual do lucro, comprei as ferramentas necessárias e me expus no mercado. A percepção de que se fazia necessário um planejamento e um plano de negócios surgiu quando eu percebi que o empreendimento estava se consolidando e não era tão fácil toca-lo assim como eu imaginava. Logo tratei de buscar cursos e palestras de empreendedorismo e administração de negócios voltados para área de Fotografia. Atitude que fez meu negócio avançar ainda mais.
11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Resposta: minhas experiências profissionais foram de professor de informática, técnico de informática e metalúrgico.
12) Quais são suas forças e fraquezas?
Resposta: Minhas forças são: criatividade, sensibilidade e foco as necessidades dos clientes e bom relacionamento com os clientes. Minhas fraquezas são: Falta de organização e planejamento do tempo.
13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?
...