O Processo Empreendedor: Como e Quando Aproveitar uma Boa Ideia
Trabalho acadêmico: O Processo Empreendedor: Como e Quando Aproveitar uma Boa Ideia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: duefeam • 27/8/2014 • Trabalho acadêmico • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 368 Visualizações
AULA 5
O Processo Empreendedor: Como e Quando Aproveitar uma Boa Ideia
Autora: Moisés Conde Silva de Oliveira
Saudação!
“O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.”. Albert Einstein
Agora que você já sabe o que é ser um empreendedor moderno, já conhece suas características, bem
como as vantagens e desvantagens de se tornar um, partiremos agora para explorar o campo das ideias, da tão falada criatividade, que é uma característica essencial do empreendedor. Nessa aula, identificaremos quais as situações que podemos encontrar boas ideias que podem vir a ser tornar boas oportunidades de negócios.
ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS
No ambiente em que vivemos, algumas situações se configuram como um ambiente favorável para o surgimento de ideias inovadoras com forte potencial para se tornarem produtos inovadores. Vamos conhecer

EMPREENDEDORISMO
a partir de agora alguns desses momentos, nos quais podemos nos situar, e quais ideias podemos implementar, levando em conta cada situação.
A primeira delas é quando tomamos conhecimento de alguma nova tecnologia. Ao longo da história, encontramos muitos exemplos de como inovações tecnológicas abriram caminho para a criação de outras, como a invenção do laser: ele tornou possível a criação dos leitores de código de barras, dos mouses ópticos, das impressoras a laser e de uma série de outros produtos do nosso cotidiano. “Mudanças tecnológicas são uma fonte de oportunidades de empreendedorismo porque possibilitam que as pessoas as coisas de forma nova e mais produtiva.” (BARON e SHANE, 2007, p. 35, grifo nosso).
Uma grande mudança tecnológica como a internet abriu caminho para o surgimento de diversas de ideias, começando pelo próprio e-mail. Embora não tenha substituído por completo o correio tradicional, ele passou a se um meio muito mais produtivo para se trocar informações.
Pesquisadores explicam que grandes mudanças tecnológicas são maiores fontes de oportunidades que pequenas mudanças tecnológicas, pois as primeiras permitem maiores alterações na produtividade pela exploração da nova tecnologia. (BARON; SHANE, 2007, p. 36).
No quadro 1, temos alguns exemplos de ideia que surgiram em decorrência de uma mudança tecnológica significativa na economia mundial:
Forma de oportunidade
Mudança tecnológica
Exemplo de uma ideia de negócio em resposta à Oportunidade
Justificativa
Novo produto ou serviço
Motor de combustão interna
Automóvel
O motor de combustão interna é utilizado para fornecerem energia aos automóveis.
Nova forma de organização
Internet
Venda de livros on line
A internet permite que as pessoas vendam produtos sem precisarem de lojas.
Novo mercado
Refrigeração
Navios refrigerados
Os navios refrigerados permitem aos pecuaristas de um país venderem sua produção em outro país.
Novos métodos de produção
Computador
Projetos auxiliados por computador
Os computadores permitem aos projetistas desenvolverem produtos sem a necessidade de protótipos físicos.
Nova matéria-prima
Petróleo
Produção de gasolina
O petróleo é refinado em forma de gasolina para fornecer energia aos veículos.
Quadro 1 - Exemplos de diferentes formas de oportunidade de empreendedorismo que resultam de mudança tecnológica. FONTE: BARON; SHANE, 2007, P. 40.
60
AULA 5 - O PROCESSO EMPREENDEDOR: COMO E QUANDO APROVEITAR UMA BOA IDEIA
Note como todos esses produtos mostrados no quadro acima quase que automaticamente se tornaram uma fonte inesgotável de ideias para novos negócios. Todos eles foram grandes mudanças tecnológicas que, além de causarem elas próprias mudanças profundas na sociedade contemporânea, ainda hoje são um campo fértil para que empreendedores criativos pensem novos produtos derivados delas.
O PAPEL DAS MUDANÇAS POLÍTICAS E REGULAMENTARES
Outra situação que também se torna uma fonte para o surgimento de novas ideias é quando ocorre alguma mudança política ou governamental no país. Quem não se lembra das privatizações que ocorreram no Brasil desde a década de 1990? Empresas como a CSN, privatizada em 1993, a Embraer, em 1994 e muitas outras se tornaram grandes oportunidades para empreendedores atentos e com disponibilidade de capital para promoverem mudanças significativas na nossa sociedade.
Segundo Baron e Shane (2007), no entanto, nem sempre mudanças nos regulamentos ou nas políticas governamentais, apesar de serem grandes oportunidades empreendedoras, geram ganhos de produtividade. Em alguns casos, elas geram ganhos financeiros apenas para o empreendedor.
Por exemplo, suponha que a cidade em que você viveu aprove uma lei determinando que todas as casas históricas sejam pintadas utilizando o mesmo tipo de tinta que usada 100 anos atrás. Um empreendedor atento poderia tirar proveito dessa mudança se obtivesse os direitos exclusivos sobre todas as fórmulas das tintas do século passado. Os lucros desse empreendedor nada teriam a ver com a produtividade. Eles decorreriam simplesmente do preço mais elevado que as pessoas da cidade teriam de pagar pelas tintas que atendessem aos padrões da regulamentação, em vez do preço das tintas
...