ERON - OS MAIS ESPERTOS DA SALA
Por: Jéssica Lopes • 23/11/2015 • Relatório de pesquisa • 633 Palavras (3 Páginas) • 526 Visualizações
UNIVERSIDADE ADVENTISTA DE SÃO PAULO – HORTOLÂNDIA.
JÉSSICA MARTINS LOPES
ANÁLISE CRÍTICA FILME:
ERON – OS MAIS ESPERTOS DA SALA.
Hortolândia.
Novembro/ 2015
Enron – Os mais espertos da sala, trata-se de um documentário que relata a história vivida por uma das empresas mais importantes do mundo, conhecida como “A empresa americana mais inovadora’’.
A grande empresa apresentava incríveis resultados, era fiscalizada por ótimas empresas no ramo de contabilidade, possuía grande nome e ótima influência entre as pessoas. Foi ai que todos os olhares começaram a se voltar para ela, por ser uma empresa tão incrível até mesmo nas crises.
Foi com um esquema de fraude contábil, que a empresa conseguiu manipular seus balanços financeiros, com ajuda de outras grandes empresas, que esconderam as dívidas de bilhões de dólares durante dois anos consecutivos.
Em conseqüência disso, houve uma perda de capital de muitos acionistas, os investimentos das poupanças dos funcionários e até mesmo o desemprego dos mesmos.
No documentário podemos ver que em 1992, o então presidente das operações comerciais da empresa conseguiu convencer fiscais federais a permitirem que eles utilizassem o método “Mark to market” que trata-se de uma técnica muito usada em empresas de corretagem e importação e exportação, a qual permite que a empresa registre o preço ou valor de um determinado seguro baseado em uma base diária, que as vezes é até mesmo imaginário, para calcular em cima desse valor lucros e perdas.
Foi em cima desse método que a empresa contabilizou ganhos imaginários de contratos de energia a longo prazo como receita, ou seja, eles movimentavam um lucro capital que não existia e foi assim que eles aumentavam teoricamente os lucros e ainda não sofriam taxações.
Com a grande repercussão do “Caso Enron”, pode-se chegar a uma análise das éticas e morais que envolvem uma empresa.
De fato, não se tem provas reais do verdadeiro motivo que levou a empresa a falência, porém com a prática das fraudes e corrupções contábeis que levaram milhares de pessoas a prejuízos imensuráveis e até mesmo a falência, pode-se dizer que foi a situação da economia de mercado atual, que consiste em atitudes de livre e espontânea vontade de empresários e principalmente e falta de postura do governo.
Assim, podemos concluir que nessa situação o que mais chama a atenção é a falta de ética, moral e profissionalismo dentro de uma empresa tão grande. A postura dos envolvidos nos mostra o fracasso de uma empresa que tinha tudo para ser infalível.
Por isso é sempre necessário muita transparência em todos os envolvidos de uma empresa, por mais que sua situação seja das piores, a honestidade deve estar acima de tudo e todos.
Assim, o caso Enron representa um dos maiores fracassos empresariais da atualidade.
Através do caso Enron pode-se repensar os aspectos éticos que envolvem as empresas. Certamente, é indiscutível a ideia da necessidade de uma prática transparente nas empresas. Administradores, investidores e empregados devem ter acesso aos balanços e balancetes para estar por dentro de todas as informações. No caso analisado, como mostra o documentário,um dos investidores questiona o porquê da Enro não fazer essa divulgação.
...