ESTRATEGIA E E GESTAO DE PESSOAS
Por: Vanessa Arruda • 15/7/2017 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
Adriana
Isabela
Rubens
Vanessa de Oliveira Arruda
RESGATE HISTÓRICO DOS
MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS
MBA GESTÃO DE PESSOAS
Disciplina: Estratégia, Planejamento e Gestão por competências
Profª Cinthia Cruz
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
- Introdução.
- Gestão de pessoas como departamento pessoal
- Gestão de pessoas como gestão do comportamento humano
- Modelo estratégico de gestão de pessoas
- Gestão de Pessoas e competências
- Conclusão
- Bibliografia
INTRODUÇÃO
?????????????????????????????????
O objetivo deste trabalho consiste em esclarecer os modelos de Gestão de Pessoas para isso, o texto foi dividido em 4 tópicos: no primeiro, são introduzidos os conceitos da Gestão de pessoas como departamento pessoal e, no segundo tópico, Gestão de pessoas como gestão do comportamento humano; terceiro tópico Modelo estratégico de gestão de pessoas; por fim o quarto tópico Gestão de pessoas e competências.
4 – Gestão de Pessoas e Competências
O desenvolvimento de pessoas no mundo organizacional envolve o processo de gerir pessoas não somente no ambiente profissional, mas também no seu convívio familiar, social, e em todo espaço onde há a interação entre o ser humano. No entanto é no mundo corporativo que será mais exigido o desenvolvimento do homem como um ser social, obtendo assim melhores resultados e a satisfação de uma entrega assertiva.
A partir das exigências do mercado surge a Gestão por competências como desafio da era de globalização e concorrência no cenário contemporâneo. Sendo o principal papel de atrair, desenvolver e manter competências que gerem recursos humanos com potencial para atender as necessidades corporativas com solução de problemas e inovação.
A Gestão por Competências é uma ferramenta que auxilia a organização na busca de seus objetivos, torna possível levantar as necessidades de seus colaboradores, e oferecer os meios e treinamentos necessários ao seu desenvolvimento (LEME, 2005).
E afinal o que é competência? Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam um profissional importante para sua organização e para toda e qualquer empresa e podemos dizer que este profissional tem empregabilidade, por meio de características que atendem às necessidades do mercado como um todo.
Para isso é preciso saber, saber fazer e querer fazer. É indispensável nesse conjunto de competências, que o profissional tenha além de tudo força de vontade, pois a busca nesse processo é constante e árdua.
As principais características de Gestão por competência são os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para sua inserção no mercado de trabalho, podemos chamar de competências genéricas as que imaginamos que todo sujeito deveria ter como a determinação, reponsabilidade, compromisso, ética entre outras primordiais ao seu desenvolvimento como ser humano. As competências mais específicas são aquelas que somente alguns perfis comportamentais deterão como senso crítico, o analítico, o observador entre outras que o cargo que o sujeito irá desenvolver será primordial para eu desempenho.
...