ESTRUTURAÇÃO NA VIDA ORGANIZACIONAL
Por: Paola Fernanda • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 467 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
LEITURA E ESTRUTURAÇÃO DA VIDA ORGANIZACIONAL
‘Ler’ uma organização é aumentar nossas opções de intervenção eficaz. A capacidade de ler e entender o que esta acontecendo numa organização é competência administrativa básica, especialmente agora, quando a gestão da mudança é uma das maiores preocupações das empresas. Podemos ler uma empresa em dois diferentes pontos de vistas, onde adotamos uma perspectiva para lidar com os problemas apresentados e do ponto de vista de um crítico social e analista político. Juntas ilustram como mobilizar idéias geradas por diferentes metáforas para identificar e entender as dimensões básicas da situação.
Tivemos a empresa MULTICOM como exemplo, uma empresa que foi criada por dois amigos que trabalharam durante anos juntos numa empresa de comunicação de porte médio. Decidiram partir para um negócio próprio e por em prática suas idéias de uma boa empresa de RP, levando junto para a sociedade mais dois colegas, com idades e estilo de vidas diferentes. Eles trabalhavam muito, e com isso a reputação, a equipe e o faturamento da empresa cresceram junto. Em pouco tempo, trabalhando de cedo á noite, cada um dos sócios ganhava quase o dobro de seus antigos salários. No entanto esse ritmo de vida e as longas horas de trabalho começaram a afetar a vida dos sócios majoritários devido a compromissos familiares e pouco tempo para lazer, fato que não interferia na vida dos outros dois sócios, ambos solteiros e 10 anos mais jovens que discordavam que a empresa precisasse ser mais organizada.
Com o passar do tempo, ficou claro as diferenças filosóficas quanto á maneira que o escritório devia funcionar. Para os sócios maiores, organizar as idéias era um meio de se obter sucesso a longo prazo, para os mais jovens a firma estava produzindo e os clientes estavam batendo na porta, alegavam que era somente isso que importava. Após várias reuniões e sem nenhum consenso de idéias sobre o que devia ser feito. Após 5anos de MULTICOM, seus sócios maiores deixaram a empresa e montaram uma nova firma. Graças a um grande número de clientes fiéis a MULTICOM continuou sólida, porém perdeu gradualmente a reputação de empresa líder. A nova firma, no entanto conseguiu muitos desses clientes e adotando o estilo pioneiro da Multicom a empresa firmou-se como inovadora e talentosa, e viam suas diferenças com os antigos sócios como uma experiência de aprendizado e que os ajudou a encontrar uma condição de trabalho ainda mais lucrativa e satisfatória.
Várias metáforas podem ser usadas para entender o padrão dos eventos ocorridos nesta empresa. Uma leitura reflexiva exige que fiquemos abertos a todas as possibilidades e depois descubramos as maneiras de integrar as idéias para alcançarmos nossos objetivos. A dificuldade que algumas pessoas tem é saltar imediatamente para a avaliação em vez de se deixarem influenciar por idéias de diferentes pontos de vista.
...