ESTRUTUTA FORMAL DO TRABALHO ACADÊMICO
Por: rafa94oliveira • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.826 Palavras (8 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1]
ESTRUTUTA FORMAL DO TRABALHO ACADÊMICO
Elementos pré-textuais
Capa: instituição (obrigatório), nome da instituição (opcional), nome do autor, título (subtítulo quando houver), número de volumes (quando houver mais de um), local e ano de entrega. Em se tratando de TCC deverá ser impressa em “capa dura”.
Lombada Quando o trabalho for encadernado se faz necessário o uso dela, mas torna-se opcional se o trabalho for apenas encadernado. O nome do autor e título devem ser impressos em sentido longitudinal, de cima para baixo.
Folha de rosto (obrigatório): nome do autor, título principal do trabalho, subtítulo (quando houver), número do volume (quando houver mais de um), natureza do trabalho (tipo de trabalho, nome da instituição, área de concentração, nome do orientador e co-orientador (se houver)), local e ano de entrega para defesa.
Verso da folha de rosto: ficha catalográfica (deve ser indexado pela bibliotecária da IES).
Errata (opcional).
Folha de aprovação (obrigatório). Deve conter o nome do autor do trabalho, o título e subtítulo (se houver), natureza do trabalho com o nome da respectiva instituição, titulação a que se deseja alcançar, área de concentração, data de aprovação e membros da banca examinadora.
Dedicatória (opcional).
Agradecimento(s) Elemento opcional, em que o autor agradece todas as pessoas e instituições que contribuíram de forma direta ou indireta para a realização da pesquisa e concretização do trabalho.
Epígrafe (opcional). Citação direta escolhida pelo autor para destacar o trabalho, devendo vir sem aspas, na margem inferior, à direita com indicação da autoria.
Resumo em língua vernácula: elementos obrigatórios, constituídos de uma seqüência de frases, que devem privilegiar a concisão, a clareza e a objetividade. Quanto à sua extensão, deve ser no mínimo de 150 palavras e não ultrapassar a 500 palavras.
Resumo em língua estrangeira: é obrigatório, constituído das mesmas características do resumo em língua vernácula.
Lista de ilustrações (opcional). Podem ser únicas: quando englobam todos os tipos de ilustração constantes no texto. São indicadas quando há menos de três itens de cada tipo de ilustração. Deve-se identificar o tipo de ilustração antes do número. E múltiplas: quando há uma lista para cada tipo de ilustração, caso em que devem ser intituladas especificamente – por exemplo, lista de figuras.
Lista de tabelas (opcional).
Elementos textuais
Introdução: Parte inicial do texto, na qual o assunto abordado é apresentado juntamente com seus objetivos, problema de pesquisa, hipóteses e sua situação no contexto em que se encontra acrescido a justificativa da sua escolha, relevância e contribuições para a área em que se insere. Além disso, deve-se apresentar, também, os procedimentos metodológicos e informar, de forma sintética, as partes que compõe o trabalho (GONÇALVES, 2004, p. 46).
Desenvolvimento: Corresponde aos capítulos do trabalho e seus títulos, subtítulos, itens e subitens criados pelo autor e devem manter uma relação direta e lógica com o tema. Deve conter a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, dividindo-se em sessões e subseções que variam em função da forma de abordagem dada ao tema.
Conclusão: Parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões alcançadas pelo autor, os objetivos correspondentes e as hipóteses comprovadas. (GONÇALVES, 2004, p. 46).
Pós-textuais
Referências: Representam o conjunto dos elementos de um documento que permitem sua identificação individual, organizados de acordo com a NBR.
Glossário (optativo): Elaborado em ordem alfabética contendo uma listagem de palavras-chave e termos técnicos com suas respectivas definições.
Apêndice(s) e/ou anexo(s) (optativo): Os apêndices compreendem os materiais elaborados pelo autor; já os anexos, os materiais de autoria de terceiros. São elementos identificados por letras maiúsculas consecutivas e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas para a sua identificação, quando esgotadas as letras do alfabeto.
Índice(s) (optativo): É um elemento que contém a relação detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, históricos e outros, observando a ordem alfabética, acompanhados das páginas em que são comentados dentro do trabalho.
3.4 Formatação da Monografia
3.4.1 Regras de Apresentação
Os textos devem ser apresentados em apenas um dos lados do papel branco, formato A4, digitados ou datilografados na cor preta, exceto para as ilustrações. Somente a folha de rosto tem impressão no verso, no caso de ter a ficha catalográfica. É recomendada a fonte 12, estilo normal, letra Times New Roman para o texto e tamanho menor para citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas.
3.4.1.1 Margem
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Pretendo-se encadernar o trabalho com espiral, recua-se 3,5 cm na margem esquerda.
3. 4.1.2 Espaçamento
O texto deve ser digitado em espaço 1,5, porém para as citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração deve ser adotado o espaço simples.
Os títulos das seções devem começar na parte superior da mancha, separados do texto que os sucede por dois espaços de 1,5, entrelinhas. Do mesmo modo, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaços 1,5.
ESTRUTUTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
4.1 Elementos Estruturais Pré-Textuais
4.1.1 Capa
Elemento obrigatório, onde as informações devem ser transcritas, identificando o nome da universidade (opcional), nome do autor, título, subtítulo (se houver), número de volumes (se houver mais de um), local (cidade) e ano de entrega.
...