ESTRUTUTA ORGANIZACIONAL
Por: elanneroberta • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.130 Palavras (13 Páginas) • 320 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
APS - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Mercantil Nova Era
MANAUS
2014
ADRIELY BRITO
ELANNE ROBERTA MOTA DE OLIVEIRA
JULIO CESAR MATIAS FERREIRA
KIM LIE CARVALHO DE MOURA
KLICIANE CLETO MARQUES
MARIA SUELDA FERREIRA DE CARVALHO
APS - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Mercantil Nova Era
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para avaliação dos 3º/2º semestres na disciplina Estrutura Organizacional - EO do curso de Administração da Universidade Paulista.
Orientadora Profª: Elizabete Melo
MANAUS
2014[pic 1][pic 2]
SUMÁRIO[pic 3]
Introdução
Desenvolvimento
1. Referencial Teórico
1.1. Gestão Administrativa
1.1.1. Principais Teorias
1.1.2. Teoria da Burocracia
1.1.3. Principais Teorias
1.1.4. Relações Humanas
1.1.5. Principios das Relações Humanas
1.1.6. Escola Quantitativa
1.1.7. Pricipais Teoria
1.1.8. Escola Contigencial
1.1.9. Teoria dos Sistemas
1.1.10. Enfoque Contigencial
2. Metodologia
3. Estudo de caso
3.1. Principios das Osganizções
3.1.1. Apresentação da Empresa
3.1.2. Principais Equipamento, Processo e Força de Trabalho
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
No cenário globalizado nenhuma empresa pode mais se dar ao luxo de contar apenas com a sua estrutura para alavancar o seu desenvolvimento. Faz-se necessário repensar e tomar medidas estratégicas e organizacionais de forma a assegurar a harmonia, satisfação dos funcionários e clientes para o futuro da organização.
O objetivo deste trabalho acadêmico é de apresentar um Diagnóstico Estrutural da empresa Mercantil Nova Era. Através de uma análise sistêmica sobre os diferentes aspectos empresariais que constituem o seu sistema estrutural e organizacional.
Quanto aos aspectos organizacionais é apresentado um relato sobre a análise da concorrência no mercado onde a empresa atua relativo às ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos, diferencial competitivo, principais clientes e fornecedores e principais desafios da empresa.
Estes objetivos só poderão ser alcançados pela conjugação destes recursos aliados a divisão de trabalho, pois é esta aplicação que determina a realização de tarefas especializadas (eficientes e eficazes) executadas por pessoas ou grupos, que contribuem ao sucesso dos objetivos proposto pela organização.
Não basta que conjuntos de pessoas e de recursos tornem-se instrumentos para a busca de objetivos, é preciso ir além desse ponto.
- Referencial Teórico
1.1. Fundamentos de organização
Conhecer os princípios da administração é essencial para qualquer negócio seja ele pequeno, médio ou grande porte. A Administração em si faz parte das nossas vidas, porém basta conhecer e praticá-la, através das idéias dos grandes pensadores e mestres que dedicaram parte das suas vidas estudando e que criando os princípios essenciais para coordenar qualquer organização.
Todas as organizações têm possibilidades de alcançar objetivos complexos, com condições de superar os limites da ação individual, ainda que organizar e administrar sejam consideradas práticas humanas seculares. Toda e qualquer organização passa pelos processos que chamamos de funções organizacionais, que são os quatros elementos estruturantes dentro das empresas, que são: planejamento, organização, direção e controle, são fundamentais para o desempenho organizacional dentro de qualquer empresa.
1.1.1. Organização
A palavra organização tem sentido amplamente utilizada e faz com que as empresas possam ter e alcançar seus objetivos com mais eficácia e eficiência.
Duas delas são: Organização como entidade social e Organização como função da administração
- Organização como entidade social
Grupo estruturado de pessoas que atuam em conjunto para alcançar objetivos comuns.
- Organização como função da administração
Função da administração responsável pela distribuição do trabalho, recursos e autoridade pelos membros da organização.
Max Weber focou seus estudos nas organizações formais e na burocracia racional. Esses estudos feitos por Weber eram a fim de estabelecer regras sistematizadas para uma boa estrutura, estabelecida e ordem nas organizações.
Através do planejamento se define o que fazer, ao passo que a organização estabelece como fazer.
Portanto podemos definir o termo organização como função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa, e estabelecimento dos mecanismos de comunicação e coordenação entre ambiente que as cerca.
Segundo Fayol, (1900)
“organizar é construir duplo organismo, material e social da empresa. Ou seja, organizar é dispor um conjunto de recursos humanos e materiais em uma estrutura.”
...