ETAPA 1 de RH - RAFAEL SANTOS
Por: negrescooh • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
ETAPA 1 – PASSO 1
Feito a leitura da dos arquivos disponibilizados na ATPS e reunião em equipe, chegamos à conclusão que Gestão de Pessoas e uma linguagem utilizada nas entidades para separar o Recursos Humanos (RH) desta área, pois quando falamos em recursos humanos, imaginamos um setor de forma menos flexível, mais “robótica” e menos maleável onde é feito apenas a área burocrática da empresa, já a Gestão de Pessoas é o setor que lida com o profissional e sua qualidade de vida, incentivando para que suas metas e objetivos sejam alcançados sem causar nenhum tipo de stress. Este setor tem ainda a função de desenvolver todo um potencial do seu profissional com treinamentos e cursos e evitar a alta rotatividade de profissionais na empresa.
Com o passar dos anos notamos que a área de Gestão de Pessoas vem crescendo muito e se tornando muito importante para as entidades e profissionais. Para as entidades é importante porque assim a empresa poderá ter profissionais mais qualificados e motivados, logo assim tendo melhores resultados e profissionais com melhores qualidade de vida, reduzindo a rotatividade de profissionais que pedem demissão por não ver crescimento naquela empresa e reduzindo também as demissões de profissionais desmotivados que faltam ou não entregam bons resultados. Já para os profissionais está área é importante para que eles possam traçar um plano de carreira e consigam enxergar seu futuro na mesma empresa.
De fato as mudanças estão sendo bastantes significativas até porque o cenários mudou radicalmente, profissionais que se arriscam mais e mudando constantemente de empresas e não mais passando por anos e anos na mesma empresa sem subir de cargo, com isso as empresas perdiam e perdem com tudo o que já investiram naquele profissional e todo o conhecimento que ele adquiriu dentro da empresa.
Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais que são: considerar que as pessoas devem ser compreendidas como seres, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. Assim, as organizações precisam mudar antigos paradigmas no que tange a ferramentas de produção, que muito dominou o conceito de trabalhador baseados na escola de administração científica, para passarem a conceituar as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
Outra inovação é a de que o trabalhador são parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
ETAPA 1 - PASSO 3:
Após análise o filme com o texto percebemos toda evolução que a administração desenvolveu sob a gestão de pessoas. Inicialmente, a atenção depositada no filme “Tempos Modernos”, podemos observar a sociedade durante a crise de 1929.
Naquela época todos os trabalhadores não passavam de uma simples peça que fazia parte de um sistema de produção
...