TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA INFLAÇÃO E POLÍTICAS DE ESTABILIZAÇÃO /ABERTURA COMERCIAL E O GOVERNO COLLOR

MANAUS – AM

2015

ALDENORA FARIAS

ARNOLDO JUNIOR

DIEGO CAVALCANTE

FELIPE SANCHES

JULIANA RÊGO

RAMON LIMA

SUELLEN SANTOS

SAMARA BRAGA

TEORIA DA INFLAÇÃO E POLÍTICAS DE ESTABILIZAÇÃO /ABERTURA COMERCIAL E O GOVERNO COLLOR

Trabalho apresentado com requisito pra obtenção de nota na disciplina de Economia Política do curso de Administração, da Faculdade Metropolitana de Manaus- Fametro.

Prof: Rogério                        

MANAUS – AM

2015

Organização Linear

Esse modelo de organização por ter sua origem na organização dos exércitos e na organização das igrejas dos tempos medievais, constitui a forma mais simples e antiga de organização. Seu nome significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado.

Organização Funcional


             Esse modelo de organização aplica o principio funcional ou principio da especialização das funções, que era muito usado nas organizações da antiguidade para diferenciação de atividades ou funções. Com esse modelo de organização, o chefe de produção tornou-se um especialista em assuntos de produção, deixando de ser procurado pelos operários para cuidar de outros problemas.

Organização Linha-Staff


            É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais, reduzindo suas desvantagens. Nesse modelo coexistem órgãos de linha (execução) e de “staff” assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si.

 Fundamente departamentalização por função


             A departamentalização por função é formada por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada. Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

           
Departamentalização de produtos


            Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. A divisão do trabalho é feita por linhas de produtos ou de serviços, que se desempenham em todas as funções necessárias para a realização do produto ou serviço. Todas as principais atividades e tarefas, similares ou não, relacionadas com um produto ou serviço são reunidos e alocados em um específico departamento no sentido de coordenar as atividades requeridas para cada tipo de resultado.

 Departamentalização territorial


             É quando cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização, em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens competitivas em relação aos concorrentes, dado que o gestor regional conhece a área com maior peculiaridade permitindo um tempo que ação mais rápida para eventuais problemas. Porém este tipo de departamentalização pode dificultar a coordenação de pessoal devido às diferentes áreas de atuação e, portanto interferindo em uma comunicação entre os gestores mais rápida.

           
 Departamentalização por clientes dentro de uma organização


             É a área designada à suprir necessidades dos clientes, para que tenham maior facilidade em adquirir um bem ou produto. As lojas de departamentos, por exemplo, podem ter uma seção para o grupo dos catorze aos vinte anos, uma seção para gestantes ou uma seção de roupas masculinas sociais, sem mencionar os departamentos para bebês e crianças. Em cada caso, o esforço de vendas pode concentrar-se nos atributos e necessidades especificas do cliente.

           
 Departamentalização por processos


             O processo é um conjunto de atividades com uma ordenação específica que resulta em um produto ou serviço especificado para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. A departamentalização por fases do processo ou processamento ou ainda equipamento, é utilizada quase que restritamente a aplicações nos níveis mais baixos da estrutura organizacional (nível operacional) das empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas ou de operações. Podemos citar uma Rede de concessionária que atende veículos “batidos“, o processo de restauração do veículo é setor de funilaria, preparação, pintura, montagem, polimento e acabamento geral.

              Departamentalização por projetos


              É uma estrutura muito utilizada por organizações de grande porte que produzem produtos que envolvam grande concentração de diferentes recursos (produtos e pessoas) por um longo período. Os projetos produzidos exigem tecnologia sofisticada, que não dependa de outras atividades para o seu desempenho. É o tipo de departamentalização orientado para resultados.
Essa estrutura é adotada, por exemplo, em estaleiros navais, obras de construção civil (edifícios) ou industrial (fábricas e usinas hidroelétricas).
              O projeto é definido pelo cliente e as pessoas encarregadas do projeto são especialistas em diversos campos de atividades, para poder atender as necessidades do cliente. Na departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. Cada projeto tem seu ciclo de vida específico.  Terminada o projeto, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ele é designado para outros departamentos ou outros projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com