Eficácia dos instrumentos na entrevista de seleção
Por: Arusse Simão Jr. • 15/10/2017 • Projeto de pesquisa • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 2.105 Visualizações
DECLARAÇÃO DE HONRA
Declaro que este trabalho nunca foi apresentado, na sua essência, para obtenção de qualquer nota, e que ele constitui o resultado da minha investigação pessoal, estando indicadas no texto e na bibliografia as fontes que utilizei.
-------------------------------------------------
Arusse Simao
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho aos meus pais Simao Arusse e Argentina Cumba, aos meus familiares e ao docente Dr. Tarcizio Azevedo que me tem ajudado muito na minha formação académica e me capacitando nessa caminhada rumo a licenciatura.
AGRADECIMENTOS
A todos aqueles que directa ou indirectamente contribuíram para que este trabalho se tornasse realidade vão os meus profundos agradecimentos, especialmente:
Ao Nosso docente Dr. Tarcizio azevedo, pela orientação científica a cada aula que nos tem dado.
E a Deus que me tem abençoado cada dia de minha vida me dando força e me guiando para eu ser a pessoa que sou hoje.
O meu sincero muito obrigado!
RESUMO
É certo afirmar que os dados colectados sobre o candidato a vaga na organização indicam que a entrevista por competência produz resultados favoráveis, para reduzir o custo com reabertura de processos e com treinamentos, como também pela sua objectividade no foco do perfil almejado. O profissional de Recursos humanos deve ter um bom conhecimento sobre essa técnica de entrevista por competência para utilizá-la de maneira eficaz, contribuindo na inserção dos profissionais e para isso ele deve escolher com cautela e com eficácia os instrumentos necessários para avaliar o perfil do candidato na entrevista de emprego.
De forma geral, pretendo com esse trabalho analisar se existe o uso eficaz dos instrumentos de avaliação nas entrevistas de selecção dos candidatos, pois é a partir do bom uso desses instrumentos que se seleccionará o candidato certo para o cargo.
O trabalho obedeceu os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa de sites de internet e livros electrónicos.
SUMARIO
DECLARAÇÃO DE HONRA 1
DEDICATÓRIA 2
AGRADECIMENTOS 3
RESUMO 4
SUMARIO 5
CAPITULO 1: INTRODUÇÃO 6
1. Objectivos 7
1.1. Objectivo Geral 7
1.2. Objectivos específicos 7
1.3. Justificativa 7
1.4. Definição do problema 8
1.5. Hipóteses 8
1.6. Resultados esperados 8
CAPITULO 2: METODOLOGIA 9
1.7. Metodologias (desenho da pesquisa) 9
CAPITULO 1: INTRODUÇÃO
No mundo actual, o factor humano ocupa uma posição de destaque na medida em que quer o sucesso das instituições estatais, quer das instituições privadas derivam, em grande parte, do potencial humano neles empregado. Estes, mais do que meros executantes operacionais, são acima de tudo detentores de talentos diferenciado, capazes de mudar assimilar novos conhecimentos e habilidades.
Portanto o presente trabalho é um projecto da pesquisa que será realizado na Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica que terá como objectivo analisar a eficácia no uso dos instrumentos de avaliação nas entrevistas de selecção dos candidatos. Visto que o processo de selecção revela-se problemático nessa instituição e o estudo dará maior atenção a esta dimensão.
Para o efeito se recorrerá a pesquisa bibliográfica na qual será possível identificar o modelo teórico para sustentação do presente estudo. Para além da utilização das fontes escritas serão privilegiados os métodos de entrevista semi-estruturada individuais dirigidas aos trabalhadores da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica e alguns membros da direcção.
- Objectivos
- Objectivo Geral
- Pretendo Analisar a eficácia dos instrumentos de avaliação na entrevista de selecção na Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica
- Objectivos específicos
- Identificar se há uso eficaz de instrumentos de avaliação na entrevista de selecção
- Compreender e analisar os mesmos.
- Justificativa
Os procedimentos de selecção de pessoal são aqueles que visam a analisar as qualidades e as características profissionais, bem como a qualificação técnico-profissional do candidato ao emprego durante a sua contratação para isso usa-se instrumentos para avaliar as capacidades e qualidades do profissional a ser inserido na organização para que ele seja certo para o cargo.
A preocupação com o tema em questão decorre, igualmente, sobre o factor de muitas instituições não terem no seu quadro, funcionários competentes, principalmente no sector publico onde verificamos o mão atendimento e fornecimento de serviços ao cidadão, como futuro gestor de recursos humanos acredito que para tal possível falha nos mesmo dá-se a falta de uso adequado e eficaz dos instrumentos de avaliação no decorrer do processo de selecção dos candidatos na entrevista de emprego, esse é um problema muito comum no nosso pais, para isso se escolheu essa instituição para se identificar se a uso dos instrumentos ou se a eficácia no uso dos mesmos.
...