Elaboração do Projeto do Trem que nunca para
Por: camilinascimento • 19/11/2015 • Projeto de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Página 1 de 3
- Este projeto propõe a criação de um trem expresso, de alta tecnologia e inovação, para o translado rápido e seguro de passageiros nos grandes centros urbanos;
- Sua fase de implantação inicial se dará em Pequim, na China, por ser um lugar populoso e com fácil acesso à tecnologia de ponta
- A ideia que apresentaremos a seguir tem por objetivo geral eliminar as paradas dos trens de alta velocidade nas estações da cidade de Pequim
- Este projeto analisa soluções para a melhoria da mobilidade de seus habitantes e destacando a redução no tempo de deslocamento de sua população, utilizando o sistema de transferência de passageiros em movimento.
- Pequim é a segunda maior cidade do país por população urbana, depois de Xangai e é o centro politico, cultural e educacional do país.
- É a sede da maioria das empresas estatais chinesas e é um importante polo de rodovias nacionais, vias expressas, ferrovias e redes ferroviárias de alta velocidade.
- Como Pequim é uma das cidades mais populosas da China, o fluxo de veículo automotores nas rodovias é extremamente alto
Este projeto visa reduzir a quantidade de carros nas ruas, estimulando o uso do Urbano Mobile Ágil – UMA, garantindo assim uma maior parcela da população como público, aumentando assim a lucratividade do projeto.
- Funcionar como contribuinte ao Transporte Público, promovendo maior agilidade no deslocamento de civis, reduzindo o tempo de translado no trajeto casa-trabalho-casa para os usuários.
- Contribuir com a redução de gases poluentes emitidos na China provenientes da quantidade de carros transitando nas ruas.
- Adquirir maior rentabilidade no projeto estimulando a pesquisa por maiores tecnologias de ponta no transporte público.
- A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.).
- Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala.
- Para se ter ideia, os altos níveis de poluição obrigaram a China a, praticamente, paralisar no mês de outubro um importante centro urbano com uma população de 11 milhões de habitantes: a cidade de Harbin.
- Pequim tem acelerado o investimento em infraestrutura como parte de seu plano para impulsionar o crescimento econômico.
- Em maio o governo havia anunciado a aprovação de seis projetos de trens de alta velocidade e outros dois projetos de mobilidade urbana, um investimento total de 243 bilhões de yuanes.
- Estima-se um investimento inicial de aproximadamente 200 Bilhões de reais para a construção do UMA- Urbano Mobile Ágil. Com um prazo de retorno a partir do 5º ano de utilização eficiente do projeto.
- Estimativas baseadas na tabela sobre o projeto “Trem bala” RJ-SP:
- Custo total estimado para construção do TAV – Trem de Alta Velocidade (Trem Bala) Rio de Janeiro–Campinas, para outros projetos de infraestrutura de grande vulto e despesa efetivamente realizada em infraestrutura ferroviária e aeroportuária, conforme tabela a seguir:
[pic 1]
PowerPoint
[pic 2]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com