Empreendedorismo
Por: Cris Bazan • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 170 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Sertãozinho
Administração
EMPREENDEDORISMO
ATPS – 1ª e 2ª ETAPA
Prof.: Rodrigo Bonfim
Aluno (a): Alex Fernando Paixão
RA: 5222105007
Aluno (a): Ana Cláudia Spósito
RA: 5838172412
Aluno (a): Cristian Moretti Bazan
RA: 1299521250
Aluno (a): Fernanda Dias de Almeida
RA: 5211961267
Aluno (a): Vanusa de Souza R. Caires
RA: 5209961541
Sertãozinho
2016
INTRODUÇÃO
O empreendedorismo tem crescido a cada dia no Brasil em função da crise econômica e política que afeta a toda população e por isso cresce também o número de empresas que começam sem planejamento ou conhecimento de gestão.
Neste trabalho será comtemplado o processo empreendedor, que cada vez mais prova ser possível ser “aprendido” por qualquer pessoa que se disponha a desenvolver certas habilidades e além disso, trará considerações sobre a diferença entre o Administrador e o Empreendedor.
Com isso, fica totalmente possível entender o Processo Empreendedor bem como suas características.
Será também realizado uma análise de perfil e discutida a média encontrada entre os membros desta atividade.
Estudará ainda as oportunidade de negócios viáveis, e a percepção de mercado de negócio no ramo da educação.
ETAPA 1
O PROCESSO EMPREENDEDOR
Em estudos de diversos autores incluindo José Dornelas e outros órgãos como a ONU e o SEBRAE ficou-se clara a existência de características comportamentais que definem um empreendedor de um Administrador, tratando-se principalmente do Empreendedor que é o foco do assunto percebemos 10 características principais estudadas ao longo de quase 30 anos pela ONU em diversos países do mundo e encontrou-se as seguintes características:
Busca oportunidades e tem iniciativa
Todo empreendedor de sucesso está sempre buscando novas OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO e inovando em todas as áreas da sua vidas, desde o negócio até a vida pessoal.
Corre riscos calculados
Correr riscos é algo corriqueiro na vida de empreendedores, mas, esses riscos são sempre estudados com um fator onde o empreendedor pode ganhar ou perder sem se prejudicar muito, está CALCULANDO O RISCO.
Exige qualidade e eficiência
O empreendedor que não preza pela qualidade é um tipo que não existe, a busca contínua pela qualidade não se conformando com a situação atual está intimamente ligada com o sucesso e com a aceitação do produto pelo cliente.
Persistente
Este é um conceito bem abrangente, mas, psicologicamente falando, o PERSISTENTE é aquele que sabe qual é o objetivo final e mesmo errando tenta alternativas novas até alcançar seu objetivo, diferentemente do TEIMOSO que é aquele que sabe qual o objetivo final nas insiste no mesmo erro, mesmo percebendo que não está dando certo.
Comprometido
Comprometimento é muito além do que um compromisso, existe uma certa confusão nestes conceitos, o empreendedor é COMPROMETIDO, ele se envolve, participa e faz acontecer, o COMPROMISSADO apenas cumpre a sua tarefa.
Busca informações
O empreendedor de sucesso está sempre atento às novas tendências, ele busca as informações e é um curioso de natureza, não se contenta com o jargão "sempre foi assim, continue assim", ele quer saber o “porque é assim?” e o que dá pra fazer para melhorar.
Estabelece metas
Antes de começar o empreendedor já sabe onde quer chegar, ele tem prazo para alcançar o objetivo e colocar metas desafiadores para si e para a equipe, a maioria conhece as ferramentas SMART, SWOT, 5W2H e CANVAS.
Planeja e monitora
Planejamento é uma palavra de ORDEM para o empreendedor que não se imagina sem um plano e um planejamento para todas as coisas, está sempre buscando observar o plano e encontrar onde estão as dificuldades para se re planejar.
Influencia e constrói rede de contato
Influenciador, tem energia de fazer as pessoas quererem fazer parte dos seus projetos, está sempre fazendo NOVOS CONTATOS e amigos, não perde tempo ao estar ao lado de um desconhecido.
Independente e auto confiante
O empreendedor não espera os outros fazerem, não espera autorização, ele vai lá e FAZ, ele fala menos e executa mais, manda menos e pede mais, com isso tem a convicção de que está realmente fazendo que é CERTO.
Estas são apenas 10 características que são FUNDAMENTAIS, a ONU descreve ainda 30 comportamentos que complementam essas 10 Características empreendedoras citadas brevemente aqui.
Na realização da análise de perfil empreendedor realizado pelos membros do grupo nota-se uma média entre 90 à 119 pontos onde um dos membros pontuou com 147 pontos classificando um perfil empreendedor e outro membro com menos de 59 pontos caracterizando um perfil profissional comum na maioria dos brasileiros que não tem perfil empreendedor e prefere seguir pessoas com perfil proativo.
Pela análise das 10 características vistas anteriormente nota-se facilmente a diferença entre o Administrador e o Empreendedor pela característica de criação de novos conceitos e a aceitação pelo risco que são os fatores mais determinantes que diferenciam os dois tipos.
...