Empreendedorismo
Por: AnaS10 • 3/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 785 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho foi alicerçada, através de uma entrevista numa empresa, para obter conhecimentos de como é formada e os aspectos que envolvem a mesma. Os resultados adquiridos vieram a ajudar na compreensão dos conceitos estudados no curso com o decorrer do semestre.
O trabalho teve como objetivo principal a obtenção de conhecimentos sobre a formação e criação de uma empresa, voltada para a motivação, desenvolvimento, a fim de ter a visão de como funciona um empreendimento sustentável.
Conhecer não só um funcionamento, como a organização da empresa, em seus diferentes ângulos.
A busca de informação, sobre o assunto, contribuiu para adquirir conhecimentos diante da globalização, fenômeno este que acelera o crescimento e a competitividade dos futuros profissionais.
2 DESENVOLVIMENTO
A criação da empresa foi motivada conforme alterações do Código de Transito Brasileiro onde foi destituída a competência das CNHs das delegacias de Policia do Brasil. Na época da criação da empresa o governo criou licitações para interessado, a montarem um negocio do ramo. O número de auto escolas criadas seria pelo numero de habitantes, e lançado em Diário Oficial do Estado.
A empresa é uma escola que propicia formação de motoristas qualificados a obterem sua primeira habilitação, renovação, mudança, adição de categorias para condutores com CNH e reciclagens por pontos.
O grau de escolaridade da equipe da empresa é variável, os sócios e diretores possuem nível superior, e os instrutores a partir do nível médio.
A empresa é de médio porte, em que o líder usa metas motivacionais, buscando a autoestima da equipe. O crescimento e a produtividade do trabalho se dão de forma natural. Um dos pontos principais para manter a motivação alta são os elogios e o reconhecimento, interesses e espírito empreendedor próprio.
Os diversos estudos realizados sobre motivação estão geralmente ligados ao comportamento produtivo e ao controle exercido sobre as pessoas. Contudo, da mesma forma com que a motivação hoje é erroneamente associada com o desempenho, também já foi associada à satisfação, ao envolvimento, ao desejo, às recompensas, ao comprometimento, às crenças e aos valores, entre outros conceitos. A partir disso, essas associações errôneas acabam por dificultar a delimitação do que é realmente a motivação. (GONDIM; SILVA apud ELGENNENI, 2004, p. 107-108).
Foi constatado que a empresa trabalha com a teoria do planejamento do trabalho. Esta teoria enfoca as variáveis de produtividade satisfação, absenteísmo e rotatividade, mas isto pode estar limitado aos funcionários que dão grande importância à significância de seu trabalho e que buscam o controle sobre suas funções. Assim, funções que têm alta pontuação nos aspectos de variedade de habilidades, identidade da tarefa significância, autonomia e feedback, ajudam a satisfazer as metas individuais daqueles funcionários que almejam mais sentido em suas funções e maior controle sobre elas. Evidentemente, em consistência com o modelo de processamento de informação social, a percepção de que as características do trabalho têm alta pontuação nessas dimensões
...