Empreendedorismo
Por: arielysoares • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 923 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
- Introdução
Empreendedorismo no período de 2000 a 2010 se fixou no Brasil. A sua importância para o país era criar estabilidade em pequenos negócios que vinham com frequentes ocorrências de falência e necessitava de inovação. Assim como as grandes empresas precisavam inovar no mercado, pois a globalização os afetava intensamente e tornou-se primordial a inovação para do negócio.
A globalização causou muitos desempregos, pois as empresas sofriam em falta de inovação e necessitavam reduzir custos, através disso muitos desempregados se tornaram micro empreendedor, e com ajuda de programas criados como o Empreendedor Individual do SEBRAE, muitos obtiveram sucesso e saíram do mercado informal. Hoje mostrando um índice de que 98% das empresas do Brasil são micro e pequenas empresas.
Porém muitas empresas por falta de conhecimento, e de empreender acabaram por deixar de existir com menos de 2 anos. Esse índice vem diminuindo através dos conhecimentos e da capacidade de empreender que as pessoas estão adquirindo.
2. Resumo
2.1 O processo empreendedor
Hoje em dia o mundo está em frequente mudança, e para se a adaptar a isso existem pessoas que querem inovar, impressionar, não ser apenas mais um, mas sim fazer diferença através de novas ideias.
Antigamente havia conceitos determinantes para os negócios porém, o empreendedorismo visa viver em constante mudanças.
Diversos fatores levaram as empresas a quererem adotar um diferencial. E as competições na economia forçam os empresários a adotar paradigmas diferentes.
Estamos na era chamada empreendedorismo, criando novas formas de pensar, trabalhar, caminhos mais rápidos para o sucesso, modificando os conceitos.
Por estarmos nessa era, o país resolveu desenvolver o empreendedorismo incluindo-o em cursos técnicos e universitários, como competência a se desenvolver.
Não dependemos mais de movimentos predominantes, como os trabalhos focados na gerência, ou nos processos, mas sim um foco em empreender e gerar riqueza pra sociedade. Mudaram-se as formas de pensar, antigamente a maioria dos jovens sonhava com a estabilidade em uma grande empresa, porém hoje muitos pensam em criara a sua empresa, em se destacar no mercado, e muitos programas estão sendo desenvolvidos para incentiva-los a criar e inovar, pois isso acabou se tornando um interesse comum.
2.2 Empreendedorismo no Brasil
Começou a se desenvolver em 1990 com as entidades como Sebrae e Softex, mas só teve ênfase 20 anos depois, onde começou a surgir ideias de planos de negócios que foi menosprezada por muitos empresários, mas a visão empreendedora foi adicionada no contexto educacional e hoje tornou-se algo importante para o Brasil. Houve uma evolução através de programas focados em empreender, que mudaram a forma de pensar e agir diante dos negócios. A copa do mundo e as olimpíadas no Brasil estimularam novas oportunidades empreendedoras.
Os negócios precisam estar focados em oportunidades do mercado. Através de duas definições de empreender: A primeira e que a de oportunidade, que o empreendedor sabe onde quer chegar, cria uma empresa através de um plano de negócio, visa o crescimento e a geração de lucro. A segunda é de necessidade, em que o empreendedor se aventura em um jornada de empreender.
O país necessita buscar otimização do empreendedorismo, assim quebrando o paradigma do “jeitinho brasileiro” e mostrar a capacidade própria dos brasileiros.
...