TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  8/11/2015  •  Dissertação  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – CAD917 - CEGE

ALUNO: DANIEL WUCIF ROCHA SARAIVA SPORTELLE

PROF. FRANCISCO VIDAL BARBOSA

TURMA: GN 41

QUESTÕES PARA ANÁLISE DE CONTEÚDO

  1. DISCORRA SOBRE COMO DEVERIA SER ENFRENTADO O DESAFIO DA INOVAÇÃO.  EM SUA OPINIÃO, O QUE O BRASIL DEVE FAZER PARA ACELERAR O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS, NAS UNIVERSIDADES E NO GOVERNO.

Resposta: Nosso País é sempre elogiado pela grande criatividade do povo brasileiro em inovar e empreender. Mas a falta de planejamento desta ação empreendedora, bem como a prática de inovar por necessidade e não por uma questão estruturada, planejada e consciente. O que leva o Brasil a uma das piores colocações no Ranking Global de Competitividade divulgado pelo fórum Econômico Mundial (WEF). Ocupamos agora (2014) a 57° posição, em 2012 ocupávamos a 48° é a maior queda entre os países analisados. As notas e os rankings são calculados a partir de dados estatísticos, econômicos e as opiniões de executivos de 144 países. Abaixo um resumo das métricas analisadas e os dados de “evolução” do Brasil.

[pic 2]     

Para reverter este perverso quadro teríamos que adotar uma abordagem em várias frentes de ação. Melhorar nossos programas educacionais desde a pré-escola até a faculdade, hoje temos muitos indivíduos chegando a graduação sem o domínio dos conhecimentos básicos. Estabelecer e estreitar as relações entre as empresas e as faculdades e universidades com grande foco em pesquisas e inovações. Um plano robusto para atualizar e ampliar a estrutura do País (Portos, Aeroportos, Rodovias, Transporte, etc.) para atrair investimentos e não termos gargalos e perdas durante os processos produtivos até a chegada ao consumidor, seja nacional ou internacional. Revisar a política tributária do País e assim desonerar toda a cadeia produtiva, aumentando a sua competitividade global.

 

  1. APRESENTE SUA INTERPRETAÇÃO DO “VALE DA MORTE.” E O CONCEITO DA INOVAÇÃO.

Resposta: O Vale da Morte em uma linguagem mais coloquial seria o purgatório em que uma ideia ou produto inovador passa até sair do conceito e validar seu potencial comercial e chegar até o mercado. É o abismo que separa um projeto científico ou uma ideia inovadora, chegar a validar seu potencial comercial e chegar ao mercado. Independente do potencial de uma nova ideia e/ou produto ou serviço inovador, cerca de 99% destas inovações enfrentam dificuldades de traspassar este “Vale da Morte” e chegar a realidade de mercado, isto se deve grande parte a não presença de um patrocinador que acredite e invista na inovação.

[pic 3]   

Como bem colocado em sala, concordo com o conceito de inovação, que ocorre quando agregamos valor a um produto e/ou serviço que faça o consumidor a pagar mais. Quando reconhecemos um produto e/ou serviço como inovador, seja pela praticidade, design, qualidade ou qualquer outro aspecto ou característica; como consumidor criamos em nossa mente um fator diferenciador que separa este produto e/ou serviço dos demais oferecidos. Os modelos de inovação (pipe line, spinoff e triple helix) também foram bem úteis para identificarmos a fonte de uma inovação.

   

  1. COMENTE A RESPEITO DOS ASPECTOS CONSTITUINTES DAS HÉLICES TRIPLA, SOCIAL  E DE GERAÇÃO DE IDEIAS.

Resposta: Existe uma forte interligação e dependência entre estes conceitos. O fundamento básico da Hélice Tripla é a relação entre a Universidade que possui um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias, o Governo que precisa proporcionar o suporte estrutural, acadêmico e financeiro para garantir o funcionamento do sistema e as Empresas que em parceria com as Universidades, desenvolvem projetos e produtos que resolvam os anseios do mercado. Já a Hélice Social, cuida da inter-relação entre pessoas nos aspectos da educação formal e profissional que o indivíduo precisa para se qualificar, as pessoas que irão financiar estes projetos bem como uma Incubadora Social que é o ambiente em que estes novos projetos serão desenvolvidos. Estes aspectos estão todos relacionados com a Hélice de Ideias que fomentam a geração de novos projetos que irão sanar problemas da sociedade ou de comunidades típicas de Países pobres, ou na geração de pesquisas nos Países mais desenvolvidos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (165.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com