Empreendedorismo
Por: daniel.saraiva • 8/11/2015 • Dissertação • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 455 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – CAD917 - CEGE
ALUNO: DANIEL WUCIF ROCHA SARAIVA SPORTELLE
PROF. FRANCISCO VIDAL BARBOSA
TURMA: GN 41
QUESTÕES PARA ANÁLISE DE CONTEÚDO
- DISCORRA SOBRE COMO DEVERIA SER ENFRENTADO O DESAFIO DA INOVAÇÃO. EM SUA OPINIÃO, O QUE O BRASIL DEVE FAZER PARA ACELERAR O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS, NAS UNIVERSIDADES E NO GOVERNO.
Resposta: Nosso País é sempre elogiado pela grande criatividade do povo brasileiro em inovar e empreender. Mas a falta de planejamento desta ação empreendedora, bem como a prática de inovar por necessidade e não por uma questão estruturada, planejada e consciente. O que leva o Brasil a uma das piores colocações no Ranking Global de Competitividade divulgado pelo fórum Econômico Mundial (WEF). Ocupamos agora (2014) a 57° posição, em 2012 ocupávamos a 48° é a maior queda entre os países analisados. As notas e os rankings são calculados a partir de dados estatísticos, econômicos e as opiniões de executivos de 144 países. Abaixo um resumo das métricas analisadas e os dados de “evolução” do Brasil.
[pic 2]
Para reverter este perverso quadro teríamos que adotar uma abordagem em várias frentes de ação. Melhorar nossos programas educacionais desde a pré-escola até a faculdade, hoje temos muitos indivíduos chegando a graduação sem o domínio dos conhecimentos básicos. Estabelecer e estreitar as relações entre as empresas e as faculdades e universidades com grande foco em pesquisas e inovações. Um plano robusto para atualizar e ampliar a estrutura do País (Portos, Aeroportos, Rodovias, Transporte, etc.) para atrair investimentos e não termos gargalos e perdas durante os processos produtivos até a chegada ao consumidor, seja nacional ou internacional. Revisar a política tributária do País e assim desonerar toda a cadeia produtiva, aumentando a sua competitividade global.
- APRESENTE SUA INTERPRETAÇÃO DO “VALE DA MORTE.” E O CONCEITO DA INOVAÇÃO.
Resposta: O Vale da Morte em uma linguagem mais coloquial seria o purgatório em que uma ideia ou produto inovador passa até sair do conceito e validar seu potencial comercial e chegar até o mercado. É o abismo que separa um projeto científico ou uma ideia inovadora, chegar a validar seu potencial comercial e chegar ao mercado. Independente do potencial de uma nova ideia e/ou produto ou serviço inovador, cerca de 99% destas inovações enfrentam dificuldades de traspassar este “Vale da Morte” e chegar a realidade de mercado, isto se deve grande parte a não presença de um patrocinador que acredite e invista na inovação.
[pic 3]
Como bem colocado em sala, concordo com o conceito de inovação, que ocorre quando agregamos valor a um produto e/ou serviço que faça o consumidor a pagar mais. Quando reconhecemos um produto e/ou serviço como inovador, seja pela praticidade, design, qualidade ou qualquer outro aspecto ou característica; como consumidor criamos em nossa mente um fator diferenciador que separa este produto e/ou serviço dos demais oferecidos. Os modelos de inovação (pipe line, spinoff e triple helix) também foram bem úteis para identificarmos a fonte de uma inovação.
- COMENTE A RESPEITO DOS ASPECTOS CONSTITUINTES DAS HÉLICES TRIPLA, SOCIAL E DE GERAÇÃO DE IDEIAS.
Resposta: Existe uma forte interligação e dependência entre estes conceitos. O fundamento básico da Hélice Tripla é a relação entre a Universidade que possui um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias, o Governo que precisa proporcionar o suporte estrutural, acadêmico e financeiro para garantir o funcionamento do sistema e as Empresas que em parceria com as Universidades, desenvolvem projetos e produtos que resolvam os anseios do mercado. Já a Hélice Social, cuida da inter-relação entre pessoas nos aspectos da educação formal e profissional que o indivíduo precisa para se qualificar, as pessoas que irão financiar estes projetos bem como uma Incubadora Social que é o ambiente em que estes novos projetos serão desenvolvidos. Estes aspectos estão todos relacionados com a Hélice de Ideias que fomentam a geração de novos projetos que irão sanar problemas da sociedade ou de comunidades típicas de Países pobres, ou na geração de pesquisas nos Países mais desenvolvidos.
...