Empreendedorismo e a invenção do Post-it
Por: Marcelo Gonçalves • 5/9/2017 • Artigo • 452 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
A INVENÇÃO DO POST-IT
Spencer Silver, um dos cientistas da 3M, trabalhava no desenvolvimento de um adesivo mais forte no centro de pesquisas da empresa, nos Estados Unidos. O resultado da pesquisa foi um produto mais fraco, com pouco aderência nas superfícies. O pesquisador procurou pela empresa alguém que se tivesse interesse pelo invento, inicialmente sem sucesso.
Apenas na década de 70, Arthur Fry encontrou a solução para o problema, enquanto cantava no coral da igreja que frequentava. Levantou para cantar e derrubou as partituras no chão. Algo que acontecia com frequência. Fry desejava algo que pudesse colar a papelada. Todos os adesivos que tinha conhecimento da 3M tinham uma aderência tão forte que despedaçaria qualquer papel. Então lembrou da invenção de Silver.
Em 1974, ele uniu os dois problemas e percebeu que criava ali um conceito totalmente inovador. Começou a trabalhar na ideia, desenvolvendo à mão e distribuindo algumas amostras dentro da empresa, em forma de marca-livros. Em poucas semanas, outras pessoas do laboratório começaram a pedir mais amostras. A ideia de transformar em bloco de notas veio depois e a máquina que possibilitou a fabricação do Post-it nesse formato foi construída por Fry em seu próprio porão.
A aceitação inicial do Post-it no mercado não foi tão simples, os distribuidores consideravam o produto "tolo". Nessa época, Joe Ramey, vice-presidente da divisão, resolveu testar o produto diretamente com os usuários. Em 1978, uma campanha espalhou amostras por todo o país. O surpreendente resultado da campanha: mais de 90% das pessoas que receberam as amostras manifestaram interesse em comprar o Post-it. Foram mais de quatro anos desde a criação do Post-it até a inserção no mercado.
Um produto precisa ser algo que se enquadre nas necessidades das pessoas. Independente da opinião das pessoas envolvidas no mercado específico de um produto. Quem determina o sucesso de um produto é o consumidor. Essa visão foi o diferencial na 3M para lançar o Post-it mesmo enfrentando a resistência de distribuidores. Há anos consta entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos EUA.
Como o próprio Fry diz em entrevistas pelo mundo todo: é preciso paciência, perseverança e tentar tudo, os bem-sucedidos são aqueles que acumulam o maior número de fracassos.
A inovação depende do desenvolvimento de novas ideias a partir de tecnologias disponíveis, algo que muitos empreendedores acabam falhando, pois acreditam que é preciso criar algo de "outro mundo", quando a simplicidade é um dos principais caminhos para criar produtos inovadores.
Compreender a necessidade das pessoas é uma das principais estratégias para inovar. Quando Fry pensou sobre a necessidade de desenvolver um produto que resolvesse um problema ele também pensou sobre o que as pessoas, em geral, necessitavam. Um bom empreendedor precisa ser um bom observador da realidade.
...