Empresa cosmeticos
Por: Eluha • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.046 Palavras (13 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO SÃO PAULO – SANTO ANDRÉ – UNIDADE 03
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ELUHÁ FIUCA
RA 2847249013
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA III (PROINTER III) – RELATÓRIO PARCIAL
TUTORA EaD Jorceli de Barros Chaparro
SANTO ANDRÉ
12/05/2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO SÃO PAULO – SANTO ANDRÉ – UNIDADE 03
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ELUHÁ FIUCA
RA 2847249013
SANTO ANDRÉ
12/05/2016
Resumo Executivo
O projeto de desenvolvimento da empresa Fast Beauty surgiu após a detecção de um nicho de mercado potencial cujas necessidades não são satisfeitas com um nível de eficiência satisfatório pela oferta de serviços de beleza disponíveis no mercado. O negócio consiste na prestação de serviços de manicura, pedicura e depilação a executivas, que disputam e buscam cada vez mais seu espaço num mundo corporativo extremamente competitivo e que demanda que os profissionais assumam o papel de mantenedores de sua boa imagem e aparência.
O foco no público feminino dá-se devido à crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, bem como respeitando os desafios que elas enfrentam ao assumir diversos papéis na sociedade. De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feita a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2007), 26,4% do total de famílias existentes no Brasil são chefiadas por mulheres. A pesquisa "Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil", feita pela consultoria internacional Great Place to Work, apontou o crescimento da participação feminina nos postos de trabalho nas melhores empresas do Brasil, incluindo cargos de chefia. Em 2007, as mulheres ocuparam 44% dos postos de trabalho das cem melhores empresas, sendo que 32% dessas profissionais ocupam cargos de liderança - índice que em 1997, era de 11%.
Com a diversificação do modelo de negócios conhecido até o momento, a Fast Beauty pretende tornar-se um agente facilitador quando inserido em um estilo de vida moderno, oferecendo um serviço inédito na região de São Paulo, ser referência em seu segmento e ter o melhor atendimento especializado, visando à satisfação total de suas clientes.
Introdução
De acordo com Tachizawa e Rezende (2000), as organizações têm de ser eficazes. Sejam elas pequenas ou grandes. Agora, é inegável que a eficácia leva ao crescimento. O principal objetivo da Fast Beauty é gerar lucro aos seus sócios através do total entendimento e atendimento das necessidades de seu público-alvo. Porém, é importante salientar que seus sócios consideram de extrema importância que esses resultados sejam atingidos com o mínimo de erros possível, potencializando assim a imagem da empresa no segmento onde atua.A sobrevivência de longo prazo é uma das maiores premissas da empresa. Fundamentando essa premissa, a Fast Beauty disponibilizará seus serviços de maneira diferenciada e inovadora. Contando com a mobilidade de quatro motor homes especialmente adaptados e equipados, a empresa atuará alojada dentro de centros empresariais afastados, carentes quanto a prestação de serviços de beleza. A flexibilidade, aliada ao excelente padrão de atendimento que a empresa se propõe a prestar, visa aprimorar a qualidade de vida de executivas que não dispõem de tempo e facilidade de locomoção para cuidar de sua imagem.
Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Fast Beauty
Endereço: Não tem endereço definido ainda como sede da empresa
Cidade: São Paulo/SP
Ramo de Atividades: Comércio/Prestação de Serviços
Produtos e/ou Serviços: Prestação de Serviços de Beleza
Data de Início das Atividades: Junho/2015
Entrevistado: Silvia Mara Claro
- Que fatores a influenciaram a se tornar um empreendedor?
R. Os fatores que me influenciaram foi a oportunidade de explorar um nicho de mercado com excelentes oportunidades e a possibilidade de sucesso.
2) Existem outros empreendedores na sua família?
R. Sim, meu irmão.
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou na faculdade?
R. Na verdade sempre falava que queria ter a minha própria empresa, então digamos que nasceu no período do colégio.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R. Sou formada em matemática. Acredito que não foi relevante para a abertura do negócio.
5) Porque muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?
R. Na minha visão, o maior medo é o risco de investir os recursos financeiros com a possibilidade de não dar certo. Acho que esse fato é o que influencia mais na decisão.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
R. Acredito que o nosso projeto foi muito bem estruturado, o que minimiza o risco do negócio. Vamos começar e sentir como será a aceitação e o mercado para que possamos expandir a empresa buscando a excelência e a ascensão profissional.
7) De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
R. Ao meu ver, para que se tenha sucesso deve-se ter ética nas nossas atitudes em qualquer relação. Devemos sempre ser transparentes para evitarmos mal entendidos e para que o negócio tenha fluidez.
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
R. Em uma conversa entre família e amigos, surgiu o assunto de que seria interessante ter uma “manicura” a disposição das mulheres nos centros comerciais.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
R. Decidi fazer uma pesquisa de mercado e vi que havia realmente uma excelente oportunidade.
...