Emprestimo por financiamento
Por: carla.lora • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.979 Palavras (8 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Empréstimo é um serviço que uma instituição financeira empresta dinheiro para que o Cliente utilize conforme desejar e em troca paga juros pelo serviço. O limite disponível para o empréstimo é determinado através de uma analise de credito onde é analisado o perfil do Cliente para estabelecer o limite adequado.
No empréstimo o grau de risco para a instituição é maior, devido isso as taxas de juros são maiores porque não tem nenhum bem vinculado ao contrato. Então se você deixar de pagar as parcelas de um financiamento o Banco fica no prejuízo, por isso as taxas são um pouco maiores.
Existem vários tipos de empréstimos e cada um apresenta suas peculiaridades, temos que pesquisar e ver qual será mais vantajoso para cada tipo de necessidade do Cliente.
- DESENVOLVIMENTO
Os principais tipos de empréstimos são:
- Empréstimo Pessoal
- Empréstimo Consignado
- Empréstimo com Cheque Especial
- Empréstimo Rotativo
- Empréstimo com Penhor
- Prouni
Empréstimo Pessoal:
É simples, rápido e pode ser feito por qualquer pessoa: autônomos, profissionais liberais, assalariados, entre outros. É importante Checar qual instituição financeira oferece as melhores taxas de juros, os prazos de pagamentos, os números de parcelas e se elas são fixas ou reajustáveis, e as taxas administrativas que mais se adéquam a sua necessidade.
Empréstimo Consignado:
É um financiamento cujo pagamento das parcelas mensais é descontado diretamente na folha de pagamento. É concedido para servidores públicos, militares, aposentados e pensionistas, o crédito também pode ser concedido a funcionários de empresas privadas, caso a instituição financeira tenha firmado um convênio com a empresa do trabalhador.
Empréstimo com Cheque Especial:
O Banco em que o Cliente possui conta corrente disponibiliza um crédito pré- aprovado de acordo com o perfil do correntista que pode ser usado em qualquer momento. A facilidade no empréstimo com cheque especial é que não é necessário pedir dinheiro emprestado na hora que se faz necessário.
Empréstimo Rotativo:
É aquele do cartão de crédito, quando se paga apenas o valor mínimo da fatura. É como pegar uma quantia emprestada e quitar somente uma pequena parcela. O grande problema desta modalidade de empréstimo são as enormes taxas de juros e encargos cobrados pelos bancos pelo crédito rotativo. O empréstimo rotativo desse utilizado somente em casos de extrema urgência.
Empréstimo com Penhor:
A pessoa tem um acesso rápido ao crédito, pois ao entregar um bem a uma instituição financeira, ela se livra das análises de cadastro de credito e também de avalistas, além de não haver pesquisas em órgãos de proteção ao credito, como SPC, Serasa, entre outros. É importante ficar de olho com os custos do Penhor e os prazos para o resgate do bem penhorado.
Prouni:
É destinado ao uso especifico na área da educação. Ele funciona no caso de um estudante quiser entrar em uma universidade particular e não tem dinheiro para pagar as mensalidades. A instituição financeira irá pagar os custos durante o curso com baixas taxas de juros e parcelas que só começam a ser pagas depois do termino da faculdade.
As taxas de juros dos empréstimos costumam ser maiores que as de financiamento e Leasing. O Leasing é um contrato pelo qual o Cliente tem direito de utilizar o produto e no final do contrato ele pode optar por renovar o contrato ou comprar ou não o bem. O financiamento é parecido com o empréstimo com a diferença de que tem uma finalidade especifica e necessita de todos os dados do bem ou do serviço que será financiado para servir de garantia para instituição. No empréstimo o grau de risco para instituição é maior porque não tem nenhum bem vinculado ao contrato. Então se você deixar de pagar as parcelas de um empréstimo o banco fica no prejuízo por isso as taxas são maiores.
Os juros caíram muito e o acesso ao credito está cada vez mais fácil, porém é importante conhecer as diferentes linhas de financiamento oferecidas pelos bancos e temos que escolher a que mais seja adequado as nossas necessidades podendo resultar numa boa economia.
O empréstimo mais usado é o consignado que tem taxas de juros de cerca de 2% ao mês, mas quem não tem o consignado a opção é o Empréstimo pessoal, a taxa de juros média atual oferecida pelos bancos, segundo a Anefac, é de 3,02% ao mês, sabendo-se que no empréstimo consignado o Cliente não pode compromete mais que 30% de sua renda no empréstimo.
Vamos verificar algumas financeiras com o empréstimo consignado INSS e analisar suas taxas de juros, valor máximo parcelado e se os juros são nominais ou efetivos, sendo que a taxa de imposto sobre as operações de credito (IOF) independentemente do prazo da operação contratada por pessoas físicas ou jurídicas é de 0,38%.
A rede de loja BP- Empresta Soluções e Negócios Ltda conveniada com o Banco Bradesco tem taxa de juros efetivo mensal de 2,13% com um total de juros anual de 28,78% financiando no máximo até 60 meses.
...