Entendendo a natureza da formação e história da Homilética.
Por: facebookja • 8/11/2015 • Monografia • 758 Palavras (4 Páginas) • 2.386 Visualizações
Instituição: Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Teologia – Turma – 1° Ano - Entendendo a natureza da formação e história da Homilética.
RESUMO
Homilética começou na Grécia antiga com o nome retórica o Cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.
A Homilética tem crescido muito ao longo dos anos ela é a disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho, a palavra de Deus ao seu povo de uma forma Rápida, Simples, Objetiva e Dinâmica.
Palavra chave: Pregação, Formação, Comunicação.
1 Introdução
Nesse paper veremos um estudo e iremos entender sobre a natureza da formação e história da Homilética. Iremos ver um diálogo a respeito da comunicação do Evangelho a Igreja de Jesus. Iremos ver os métodos usados e as técnicas que melhora a comunicação do pregador com seus ouvintes. Visando no final uma capacitação melhor e uma eficiente forma de levar a Palavra de Deus para os ouvintes.
Entendendo a natureza da formação e história da Homilética
Sabendo que a natureza da Homilética é a arte de preparar sermões e pregar a Palavra de Deus. A Homilética é ciência quando considerada sobe ponto de vista de seus fundamentos teóricos, históricos, psicológicos e sociais; Arte quando considerada nos seus aspectos estéticos, a beleza do conteúdo e da forma; Técnica quando considerada pelo modo especifico de sua execução ou ensino e, Religiosa quando considerada por sua função espiritual, ou seja, adoração, poder, transformações, manifestações espirituais. Concentra-se grandemente no treinamento prático.
A Homilética se ocupa com a pregação Cristã capacitando assim o pregador a desenvolve a arte da expressão, desenvolver o raciocínio, evita a preguiça, ajuda a desenvolver a vida espiritual, obriga o pregador a estudar cada vez mais sobre a palavra de Deus. A pregação precisa passar por técnicas de comunicação para que seja facilitada sua comunicação com os ouvintes. Essa técnica recebe o nome de Homilética. Com a inspiração do Espírito Santo, que nos orienta e inspira para que possamos comunicar a mensagem de Deus.
A história da Homilética nasceu quando os pregadores cristãos começaram a estruturar suas mensagens seguindo as técnicas da Retórica e Oratória . A Retórica foi desenvolvida pelos gregos quando criaram a democracia ela é a arte de falar em público. O Primeiro homem a desenvolver as normas de um discurso foi Córax um sábio na cidade de Siracusa, na Grécia,a 500 a.C. Córax ensinava que o discurso tinha que ter os seguintes pontos introdução, narração, argumento, conclusão.
A Oratória Trata-se de método de discurso, da arte de como falar em público ou o conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina a falar em público. Na Grécia Antiga, e mesmo em Roma, a oratória era estudada como componente da retórica ou seja, composição e apresentação de discursos, e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. aristóteles e quintiliano estão entre os mais conhecidos autores sobre o tema na antiguidade. Um profissional com um certo carisma pessoal e que domina as técnicas e dicas de oratória normalmente realiza apresentações atraentes, dinâmicas e explicativa.
...