Estado, Governo e Mercado
Por: Guilherme Elias Fadel • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Aluno/a: Guilherme Elias Marques Fadel
Turma:
Tutor/a: Elisângela Aparecida Miranda
ATIVIDADE 1
A corrente liberal defende a não intervenção estatal na economia bem com a propriedade privada e o lucro individual. Já a corrente marxista é o oposto e defende o término das desigualdades sociais, da exploração capitalista, uma sociedade onde todos são iguais. O século XX foi o século em que o conhecimento acabou se tornando o fator de produção decisivo, e o controle do conhecimento tecnológico, organizacional e comunicativo tornou-se estratégico. No entanto, foi também o século da democracia, que representa um freio a esse novo poder, ao mesmo tempo em que é condicionada por ele. Enquanto ocorriam mudanças nas esferas social e políticas economicas experimentaram enorme crescimento e tomaram-se muito mais complexas. Nesse processo, os mercados assumiram um papel importante na coordenação da economia.
Tanto o Estado como a Democracia tiveram papéis imprescindíveis nas sociedades modernas. O Estado entrando como regulador dos mercados, equilibrando a balança e diminuindo o abismo entre as classes dominantes e as classes mais baixas. E a democracia tirando o poder único e absoluto das mãos de um e colocando nas mãos do coletivo, do povo.
Referências: COELHO, Ricardo Correa. Estado, governo e mercado – Florianópolis / SC. Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.
...