Estado, Governo e Mercado
Por: BWW1419 • 1/2/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 346 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Estado, Governo e Mercado.
O Estado estabelece as regras, administra a justiça, cobra impostos, julga os infratores. Exerce poder político na sociedade contemporânea, enfim, estamos todos sob a intervenção do Estado.
O Governo transforma em atos a vontade do Estado, e sua força depende do apoio que suas propostas políticas encontram no parlamento, nos eleitores e na sociedade. Por isto é essencial ter governabilidade e governança.
O pleno funcionamento do Mercado requer regras e princípios para funcionar, e a concorrência é indispensável para o seu funcionamento, que por sua vez, deve ser assegurada pelo Estado.
Diante dos tópicos estudados, é possível perceber quão complexo é compreender o poder do Estado, do Governo, e as fases e oscilações turbulentas sofridas pelo Mercado.
A sociedade deve ser flexível e aberta às mudanças e transformações para tentar encontrar a sua estabilização.
A função estabelecida para o Estado pelo pensamento Liberal.
O Estado tem o dever de garantir a todos os indivíduos da sociedade, de acordo com a Constituição Federal o direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade.
A partir dos conceitos de Estado, Governo e Mercado, é possível distinguir claramente a função de cada um na sociedade e também da relação de interdependência que exercem nos indivíduos.
Ao longo das décadas muitos filósofos e pensadores contribuíram com a organização da vida em sociedade e acredito que foi a partir daí que ocorreram grandes transformações no mundo contemporâneo
De acordo com o pensamento liberal, os indivíduos são portadores de direitos naturais aos quais eles não podem abdicar e partem do pensamento que todos são iguais por natureza.
Desta maneira pude compreender que a função estabelecida para o Estado pelo liberalismo é garantir aos indivíduos todos os seus direitos e assegurar tratamento igual a todos, sem distinção de qualquer natureza.
Porém, estas exigências mínimas nem sempre são garantidas, pois o mercado concentra a riqueza nas mãos de poucos e há muito desequilíbrio na sociedade como um todo.
Acredito que seja por este motivo que passamos e ainda devemos passar por grandes revoluções na forma como o Estado é governado, e tentarmos de alguma maneira encontrar o tão planejado equilíbrio.
...