Este trabalho tem como objeto a leitura e a discussão do texto intitulado “O menino e a caixa”
Por: jaqueinepadilha • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
[pic 1]
Trabalho em grupo-TG
Alunos:
Jaqueline da Silva Melchior RA: 1401777
Bruno Aves de Souza RA: 1409149
Universidade Paulista
Polo Tucuruvi
Curso Administração
Professora Ana Lucia Machado da Silva
Sumário
1. Capa..............................................................................................1
2. Sumário.........................................................................................2
3. Introdução......................................................................................3
4. Desenvolvimento ..........................................................................4
5. Conclusão......................................................................................6
6. Referência bibliográfica..... ...........................................................7
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objeto a leitura e a discussão do texto intitulado “O menino e a caixa”, estabelecendo relações entre o texto e o conteúdo apresentado nos Estudos disciplinares.
Apresentamos aqui o resultado de nossas leituras e discussões.
3
Interpretação do texto “O menino e a caixa”
Autor: RAMAL, Andrea. Histórias de gente que ensina e aprende: contos para repensar a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
O texto fala sobra a rotina de um aluno comum de escola, que frequentava as aulas e sentava todos os dias na mesma sala e se dispunha a aprender, abrindo sua mente, ou “abrindo sua caixa” para absorver todo o conhecimento que o professor, citado como “entregador”, oferecia em aula.
“No início tentara dividir o espaço em compartimentos, e cada objeto ia para seu lugar, de acordo com seu gênero e sua função. Depois as coisas foram ficando confusas: havia objetos sem função aparente, e era difícil entendê-los ou catalogá- los. Havia também compartimentos totalmente cheios, enquanto outros permaneciam quase vazios, e como os objetos se acumulavam teve que começar a sobrepor os elementos. Assim, com uns sobre os outros, e sobre estes os novos que chegavam a cada dia, quase não sobrava espaço livre, e os objetos se amassavam e se achatavam no fundo e pelos lados da caixa, inutilizados e esquecidos, deformando-a toda.” O trecho acima fala também sobre o esforço do aluno em compreender as informações, em assimilar as aulas e a guardar todo o conhecimento que o professor incansavelmente oferecia, como no trecho á seguir.
4
Percebemos no texto também a expectativa do professor, depois de um longo esforço, ver brotar ideias novas da cabeça de seu aluno, conseguir faze-lo pensar por si só e criar suas próprias opiniões,
“Foi quando ele, olhando com expectativa para a própria caixa esvaziada, viu de seu fundo nascendo, pequena, uma coisa nova, estranha e desengonçada, mas surpreendentemente linda. Era tímida e despretensiosa, a sua primeira ideia.”- Neste trecho podemos dizer que o “entregador” finalmente obteve sucesso,
...