Estrutura organizacional de projetos
Por: Taynara Marques • 17/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 423 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURMA: 5408131
Alunos: TAYNARA CRISTINA RODRIGUES MARQUES CPD:027089
ATIVIDADE AVALIATIVA 1 DE TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Elabore uma síntese deste assunto, enfatizando os 4 elementos apresentados na figura 1. Do roteiro prático para a administração de um projeto.
Notamos que gradativamente mais organizações necessitam da utilização de ferramentas como a gestão de projetos para alcançar seus objetivos. Os projetos precisam estar incorporados ao progresso tecnológico, ao mercado mundial e as necessidades do cliente.
Segundo o Guia PMBOK (2008) (padrão de referência para gerenciamento de projetos) - Um projeto é uma movimentação com início e fim para a criação de um produto, serviço ou resultado único. A gestão de projetos é caracterizado pelo emprego de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para se alcançar essa criação, ela se possui 4 elementos do processo: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/encerramento.
O elemento de iniciação acontece com a criação do termo de abertura do projeto, onde são fixados o alvo do projeto e os auxílios financeiros iniciais essencial. Logo após a aprovação e autorização do termo de abertura é necessário estabelecer as partes que serão recebidas pelo projeto para então dar seguimento às demais elementos.
O planejamento, como elemento do processo desenvolve o plano de gestão que é o apoio de informações para o que será executado, monitorado, controlado e encerrado. De inicio são reunidos os requisitos precisos para a criação do projeto diante das partes envolvidas para assim ser delimitado o escopo, que é a histórico detalhado do projeto e do produto para assim ser criada a estrutura analítica do projeto. O planejamento define as ações específicas a serem executadas descriminando e avaliando o aproveitamento dos recursos financeiros e humanos, tempo, qualidade, riscos e informações.
O elemento execução conclui as ações definidas outrora e a ordenação das pessoas e dos recursos além de contemplar também a implantação das mudanças.
O monitoramento e controle acompanham, revisão e regularizam o progresso e o desempenho do projeto, identificando problemas e tomando ações corretivas quando necessário. São implementados os planos de respostas aos riscos, identificados novos riscos e monitorando os riscos residuais.
O encerramento encerram formalmente o projeto.
Gerenciar projetos é mais do que necessário para que os objetivos sejam atingidos com sucesso. Os processos de gerenciamento devem ser observados em todas as fases, para que problemas sejam identificados e ações corretivas sejam tomadas evitando outros fatores que poderiam prejudicar o projeto.
...