Etapa 3 passo 1
Por: rockerofnight • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL.
São informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa.
Através de relatórios periódicos de uma empresa, podemos saber o andamento, lucros, perdas, enfim a movimentação geral do negócio.
A empresa tem um levantamento completo, baseado nas planilhas financeiras elaboradas para controle de compras, vendas, estoques, inventários, despesas, lucros e muitos outros, necessários para planejamento da organização.
Baseados em algumas empresas de grande porte tais como: PETROBRÁS, GRUPO PÃO DE AÇÚCAR e NATURA, temos uma ideia e demonstração de como é um balanço patrimonial.
Podemos ver que o PLANO DE ORGANIZAÇÃO, é que faz uma empresa andar, crescer e se realizar!!!
O BALANÇO FINANCEIRO de uma empresa tem que demonstrar a vida da organização desde o início. Num dado momento as receitas e despesas tem que ser confrontadas, assim como os recebimentos e pagamentos extra-orçamentários. A estrutura do balanço nos dá o resultado financeiro do exercício, bem como o saldo que é transferido para o ano seguinte. Saldo esse que pode ser positivo, o que chamamos de superávit, ou zero, que podemos classificar como equilíbrio.
Do planejamento inicial até o futuro, a empresa deve batalhar pra seguir seu curso, seu tempo, seu projeto, quais serão seus obstáculos, suas facilidades, sobre ativos, passivos, receitas e despesas.
O Balanço Patrimonial se resume em demonstração de Ativo e Passivo = Patrimônio Líquido.
Ativo: Ativo Circulante e Não Circulante
Passivo: Circulante e Não Circulante
- Ativo Circulante: Conhecido como Capital de Giro, pois seus itens estão sempre se renovando e se transformando rapidamente em dinheiro.
- Ativo Não Circulante: São os investimentos (que não tem a ver com a atividade da empresa), Imobilizados (matéria física: máquinas, equipamentos, utensílios...) e Intangível (o que não se toca, pega: marcas e patentes, imagem comercial...) A transformação dos itens da empresa em dinheiro é feita em longo prazo.
- Passivo Circulante: obrigações, dívidas com terceiros que serão pagas em curto prazo. (dívidas com fornecedores, contas a pagar, salários a pagar)
- Passivo Não Circulante: obrigações, dívidas com terceiros que serão pagas a longo prazo.
No Balanço Patrimonial também tem: Demonstração de Resultado de Exercício – DRE, Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFCs, Atividades Operacionais, Atividades de Investimentos e Atividades de Financiamentos.
PETROBRÁS
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Pão de Açúcar
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
Natura
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18]
...