Etica e relações humanas
Por: grvd • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 852 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Anhanguera de Jundiaí
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
- Introdução
Neste trabalho, veremos como os valores pessoais e organizacionais precisam estar interligados para que ambas as parte tenham uma relação ganho a ganho.
Trabalharemos um case sobre uma das maiores organizações brasileira, do ramo de petróleo, a Petrobras.
Analisaremos como a ausências dos valores das pessoas, podem ter influencia de forma negativa sobre uma organização, tudo baseando no site da empresa, no PLT da disciplina e nos cases disponibilizados.
Quando o individuo e a organização não possuem os mesmo valores, as consequências de tal erro de recrutamento podem ser desastrosas futuramente, e tal erro pode custar caro no verdadeiro sentido da expressão.
Precisamos nos atentar para detalhes de suma importância, como as crenças, os comportamentos éticos e morais enraizados nas pessoas, pois elas são os ativos mais importantes dentro das organizações.
Contudo se errarmos em não levar em considerações detalhes como os valores das pessoas, tudo o que foi elaborado estrategicamente e exposto para uma sociedade no decorrer de décadas como a missão, a visão e os valores, fazendo o nome da organização, pode ser esmiuçados e lançados a esmo, e quando o erro já foi cometido, nada mais se te a fazer a não ser esperar que um escândalo ainda maior venha acontecer para que o nosso vire passado.
Ao contratar um profissional que tenha valores e crenças destoantes da organização, em algum momento da caminhada rumo ao objetivo, haverá disfunções dentro da cultura organizacional, que nada mais é do que um conjunto de hábitos e crenças onde são estabelecidas as normas, os valores, as atitudes, e as expectativas que são compartilhados por todos os seus membros , diferenciando-se assim de outras organizações.
Um exemplo claro para fundamentar o paragrafo a cima, esta no case que estudamos referente a Petrobras, uma organização do ramo petrolífera, localizada no Brasil e em vários outros países, com ações disputadíssimas nas bolsas de valores, contudo o seu capital mais valorizado, o ser humano , seus profissionais, alguns deles não possuíam os mesmos princípios, não tinha a mesma conduta ética pregada pela organização, extorquiram, fizeram lavagem de dinheiro, deixando assim uma renomada empresa em cinzas, porque? Por que não compartilhavam dos mesmos valores e não tinham as mesmas crenças, com isso conseguiram fazer com que os valores e crenças da estatal fossem banalizados.
O não compartilhamento da conduta ética e dos valores por parte das pessoas de uma organização, faz com que as mesmas possam envolver-se em atividades que lhes tragam benefícios, sendo estas atividade antiéticas envolvendo propinas, extorsões.
Um exemplo de pessoa que não compartilhava os valores da Petrobras, foi o ex diretor Paulo Roberto Costa, segundo artigos contido nas Folha de São Paulo, o mesmo estava envolvido na compra da refinaria de Pasadena no ano de 2006, Paulo Roberto Costa afirmou que havia propina envolvida na obra , dinheiro esse que iam para os caixas de partidos, o mesmo foi acusado de destruição e ocultamento de documentos.
Quando temos colaboradores engajados com valores em comuns com da organização, temos nesta ocasião o comprometimento do mesmo de ajudar no crescimento organizacional, contudo sendo uma ocasião diferente , com colaborador que não possui nada em comum com a organização, não temos a contribuição do mesmo para o crescimento organizacional, temos um nível alto de insatisfação e desmotivação, o que gera absenteísmo e rotatividade de funcionários, impactando assim de forma negativa na imagem da empresa.
...