TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das Teorias de Administração e Organização

Por:   •  23/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Evolução das Teorias de Administração e Organização

As teorias Administrativas foram desenvolvidas de acordo com as necessidades do período em que surgiram. Isto é, assim como os seres vivos se adaptam ao meio ambiente onde estão inseridos, a administração adaptou-se as condições dos períodos desde os anos de 1800 a.C, quando surgiu a sociedade Agrária.

A onda agrícola tem como principal riqueza a terra, através da acumulação e controle da terra se dividia a sociedade desta época. A sociedade era agrária tendo uma economia de subsistência e produção artesanal, com uso da força física e destreza manual como base do artesanato, portanto a sociedade era agrícola e o trabalho era executado de forma artesanal. A Igreja e o Exército são Organizações que influenciaram esta época através de suas estruturas hierárquicas de autoridade, centralização do poder, coordenação funcional, centralização do comando e a descentralização da execução, estas estruturas de Administração influenciaram toda a onda agrícola.

A liderança era exercita de maneira autoritária, tendo como exemplos os papas da igreja católica, os senhores feudais e os generais dos exércitos. Sendo assim os lideres desta onda são em sua maioria reis, papas e generais do exército. A ênfase era no líder e não em seus subordinados, a liderança era centralizada, Onde o líder era quem fixava as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; Determinava as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornavam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; Determinava também qual a tarefa que cada um deveria executar e qual o seu companheiro de trabalho.

A onda industrial tem como base a indústria e suas transformações que ocorrem devido a Revolução Industrial nos períodos de 1780 a 1914. A Revolução industrial tem duas etapas, a primeira etapa tem como principais características a mecanização da indústria e da agricultura com o aparecimento da máquina de fiar e do tear mecânico; aplicação da força motriz a indústria, com a máquina a vapor; desenvolvimento do sistema fabril, com a substituição do artesão pelos operários e da oficina pela fábrica e da migração da área agrícola para a área urbana; crescimento dos meios de transporte como a navegação e os trens a vapor e dos meios de comunicação como o telégrafo elétrico.

Já a segunda etapa tem a substituição do ferro pelo aço, do vapor pela eletricidade, do carvão pelo petróleo, introdução da especialização do trabalhador e da máquina automática; uma nova transformação nos meios de transportes com a invenção do avião, novas formas de capitalismo tais como o capitalismo financeiro. Desta forma temos o surgimento da onda industrial e a mudança de uma sociedade agrária para uma sociedade urbana, e do poder centrado na terra para um poder centrado na indústria.

A liderança nesta onda é de forma legal, institucionalizada, com a presença de chefes, diretores e presidentes. Há uma nova hierarquia do trabalho nas fábricas, na divisão do trabalho e a liderança é exercida de forma bastante burocrática e autoritária, as Organizações desta onda são fábricas, indústrias, o comércio e etc. Sendo esta ainda uma liderança em sua maioria autocrática, na qual a ênfase é no líder, mas já começa a surgir a liderança democrática.

A Onda do Conhecimento tem como foco principal obviamente o conhecimento, as informações e a criatividade.

Evolução das Teorias de Administração e Organização

Uma grande mudança nos meios de comunicação aonde a informação é rapidamente transmitida para o mundo, grandes avanços no meio de transporte com aviões cruzando o globo terrestre em poucas horas, a internet, a computação, os celulares, a mídia em geral transformou o mundo em uma grande aldeia global. A sociedade urbana deu lugar à sociedade do conhecimento tendo o computador, o conhecimento, as informações como bases determinantes desta nova sociedade.

Novas formas de se organizar as empresas já que estas passaram a atuar em nível mundial, grandes conglomerados comercias que atuam em todos os níveis da sociedade, da agricultura até no mercado financeiro. Após o fim da Guerra Fria surge uma nova ordem econômica, dominada pelo sistema capitalista que vence o sistema socialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com