Evolução do Direito a Saúde do Trabalhador
Por: 02jvittor • 26/4/2022 • Relatório de pesquisa • 301 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
1) Quais as principais características da medicina do trabalho (na sua origem e na sua evolução)?
A medicina do trabalho surgiu em meio a revolução industrial na Inglaterra no século XIX com o propósito de tornar viável a sobrevivência dos colaboradores e consequentemente de seus processos produtivos, já que na época havia produção fabris desumanizada, voltada a processos e não havia pessoas.
Posteriormente, advindos das boas práticas, o serviço de medicina do trabalho foi aprovado como norma pela conferência internacional do trabalho ganhando força em outros países. Podendo assim dizer que a principal característica da medicina do trabalho é adaptar o trabalho ao homem, contribuindo assim para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
2) Por que o modelo da saúde ocupacional se mostrou insuficiente?
O modelo da saúde ocupacional se mostrou insuficiente pois seguia uma visão firmada no mecanicismo, não atuando de forma interdisciplinar para melhoria de seus processos.Além disso, o modelo da saúde ocupacional abordava as questões da saúde como um objeto de ações e não intrinsecamente ligada à produção.
3) Em que contexto surge a saúde do trabalhador?
A saúde do trabalhador surge no contexto onde a classe trabalhadora se torna ativa na relação saúde-doença motivada pelo intenso processo de mudança social advindo da revolução industrial. Nesse processo os trabalhadores buscam o controle do seu ambiente de trabalho a fim de torná-lo mais propício para realização de suas atividades de maneira segura.
4) Quais as principais características da saúde do trabalhador?
As principais características da saúde do trabalhador destacam-se as práticas sindicais de saúde, para melhoria das condições do trabalho. As denúncias as instituições políticas onde haviam ambientes inseguros.
...