Exercícios Avaliação de Desempenho – Prof. Rafael Antonini
Por: Luan Feijó • 7/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Exercícios Avaliação de Desempenho – Prof. Rafael Antonini
- 1) Se pudéssemos resumir em uma palavra o significado de eficiência, eficácia e efetividade, estas palavras poderiam ser:
- a) produtividade, custo-benefício e transformação.
- b) assertividade, produtividade e mudança.
- c) realização, ação e reação.
- d) custo, resultado e impacto.
2) Um determinado processo pode causar efeitos positivos ou negativos no conjunto de processos de uma organização. Da mesma forma, esse processo pode ser influenciado pelos demais processos da organização, o que afeta seu desempenho. Com o objetivo de minimizar os efeitos negativos e ampliar os efeitos positivos resultantes destas relações, a organização deverá estabelecer um programa de:
- a) Lean Six Sigma.
- b) Gestão de processos interdependentes.
- c) Gerenciamento de processos atitudinais.
- d) Gestão baseada em evidências.
- 3) O lead time de pedido é uma medida típica para avaliar qual objetivo de desempenho?
- a) Flexibilidade
- b) Velocidade
- c) Custo
- d) Confiabilidade
- 4) A capacidade de coordenar constantemente esforços e energia, tendo em vista o alcance de resultados globais positivos ao longo do tempo e a manutenção da empresa no ambiente, está relacionada ao seguinte conceito de planejamento (Fonte: Concurso para Prefeitura do Rio de Janeiro, cargo de Administrador – 2013):
- a) Eficiência
- b) Efetividade
- c) Eficácia
- d) Gerenciamento de processos
- 5) Com relação à eficiência e à eficácia das decisões grupais em comparação às decisões individuais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa (Fonte: Concurso para Assembleia Legislativa da Bahia, cargo de Administração – 2014):
- ( ) As decisões grupais, em geral, são mais eficientes do que as decisões individuais.
- ( ) As decisões grupais, se medidas em termos de criatividade, são mais eficazes do que as decisões individuais.
- ( ) As decisões grupais sofrem de ambiguidade de responsabilidade.
- As afirmativas são, respectivamente:
- a) F, F e F.
- b) V, F e V.
- c) F, V e V.
- d) V, V e F.
6) A Mandaê é uma empresa brasileira de logística que coleta, empacota e posta produtos vendidos por empresas de e-commerce. Em seu website, mantém uma seção de informações úteis a seus clientes. Um dos temas abordados é o uso de indicadores de desempenho, onde a Mandaê destaca, entre outros, o indicador OTD (On-Time Delivery), afirmando tratar-se de um indicador usado para medir o percentual de pedidos entregues no prazo, ou seja, que serve principalmente para analisar o tempo da separação e expedição do pedido até o envio feito pela transportadora.
Para mensurar o OTD corretamente, a Mandaê recomenda que esse indicador seja medido diariamente e que, idealmente, seu resultado (calculado segundo a fórmula Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas * 100) seja superior a 90%.
Considere um e-commerce de instrumentos musicais que atua no estado do Ceará, recebe cerca de 300 pedidos por dia, informa um prazo de entrega de 7 dias e acompanha o desempenho de suas entregas por meio do OTD. Se este e-commerceutilizar como parâmetro de qualidade o que recomenda a Mandaê, o total mensal de entregas de instrumentos musicais no prazo deverá ser:
- a) Superior a 8.100 pedidos.
- b) Igual a 9.000 pedidos.
- c) Aproximadamente igual a 1.890 pedidos.
- d) Inferior a 2.100 pedidos.
- 7) Leia as duas afirmações a seguir. Constitui-se em uma informação primordial no processo de atendimento ao cliente, uma vez que o tempo transcorrido no processo produtivo redunda em dinheiro.
(KOSAKA, G. Lean time. Lean Institute Brasil, São Paulo, 2006)
Pode ser entendido como a soma de diferentes fatores: “Tempo de processamento + tempo de inspeção + tempo de espera + tempo de movimentação”.
(KOSKELA, L. An exploration towards a production theory and its application to construction. PhD dissertation, 2000)
Ambas referem-se ao conceito de:
- a) Acordo de nível de serviço.
- b) On-time delivery.
- c) Custo-benefício.
- d) Lead time.
8) “O estudo e a análise dos custos dos processos de melhoria tem utilizado dois rótulos: o custo da qualidade e o custo da não-qualidade. O custo da qualidade encontra-se relacionado com o sistema e a estrutura organizacional vinculada à gestão dos processos. [...] Já o custo de não-qualidade está associado a todos os custos que envolvem a não-conformidade dos processos ou produtos e do não atendimento adequado às necessidades e expectativas dos clientes.” (Fonte:RODRIGUES, M. V. Ações para a qualidade. Qualitymark, 2010) São exemplos de custos da não-qualidade:
...