Experimento Tempo de Vazão da Água
Por: g21viana • 28/3/2020 • Relatório de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Introdução
Este relatório refere-se ao experimento realizado no dia 31 de agosto 2019, a qual foi determinar tempo de vazão escoamento de água em um determinado recipiente de volume conhecido.
O método volumétrico para medição de vazões parte própria definição de vazão: Volume escoado na unidade de tempo. Assim, medindo-se o volume que se escoou durante certo período de tempo, obtém – se a vazão média durante este tempo.
Objetivo do experimento:
O experimento foi feito para obter quantidade de água que foi bombeada em uma garrafa de 500 ml, pois assim determinar tempo médio, desvio padrão (erro) e curva de Gauss.
Parte experimental:
Materiais que foram utilizados para experimento:
Garrafa de plástico 500 ml;
Balde de 18 litros;
Smartphone (usado como cronômetro)
Estudo foi feito na pia da cozinha, com a torneira não muita aberta e nem muito fechada com um determinado tempo entre 30 a 60 segundos. Experimento foi cronometrado por um Smartphone com auxílio da mão direita, e com a mão esquerda segurando a garrafa de 500 ml enchendo até marca indicada, após o enchimento ‘’ sem desligar torneira ‘’, foi despejado no balde de 18 litros, na medida que despejava água no balde dava pause no cronômetro e somente dava início com tempo após ter esvaziado toda água. Portanto para chegar no cálculo foi feito uma amostra de 50 repetições totalizando 1665 segundos com média de 33,3/s.
[pic 1]
Experimento foi calculado a parti da seguinte equação:
S = 1665
N= 50
T (tempo médio) [33,3]
σ (desvio padrão) [1,86] ( para achar desvio padrão foi usada formula no excel DESVPAD.A + T = 33,3)
[pic 2]
[pic 3]
Conclusão
O experimento do cálculo da vazão de água de uma torneira, obteve resultados que condizem com a teoria. Foi observado na curva de Gauss que teve uma dispersão variável na entre tempo 28 a 38 segundos de vazão, pois obteve uma proporção variável entre tempo mínimo de 31 ao tempo máximo de 38 segundos entre tanto normal.
...