Física para Ciências Agrárias e Ambientais
Por: Rafaela Moretão • 1/9/2022 • Resenha • 648 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
Nome: Rafaela Moretão Nº USP: 12504992
Universidade de São Paulo
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
LES0208 - Marketing II, Prof. Dr. Eduardo E. Spers
Estudos de Caso: Gillette e Coca-Cola
02/06/2022
Caso: Gillette
A Gillette, hoje, domina o mercado masculino, esse cenário é fruto de um conjunto de ferramentas intensivas de incentivo pensadas para estimular a compra de seus produtos, como a inovação de alta qualidade, extensa pesquisa de consumidores e comunicação de massa, caracterizando a promoção de vendas da marca. Essas características estão presentes desde o início da marca, quando King C. Gillette lançou a invenção do aparelho de barbear seguro e, depois disso, inúmeros outros aparelhos inovadores foram lançados, como o aparelho com duas lâminas e o com a lâmina com cabeça móvel. Hoje, as lâminas de alta tecnologia Fusion correspondem a aproximadamente a 45% dos aparelhos vendidos para homens nos Estados Unidos.
Assim, a marca expandiu a diversidade de seus produtos, mas a responsável por tal evento, não foi somente o estabelecimento de sua marca. O valor agregado aos produtos, devido a sua boa qualidade alinhada a preços acessíveis e um serviço bem realizado resultou em satisfação das expectativas dos compradores. Contudo, o sucesso da marca não se deve somente à constante inovação, se deve também, ao marketing e a comunicação de massa da marca a Gillette, em geral é utilizada uma mensagem global ao lugar de mensagem segmentadas por região, através dela em conjunto com mídias esportivas, comerciais de TV, promoções propaganda, cria-se uma propaganda persuasiva. Logo, seus clientes são atraídos pela simpatia, pela preferência e persuasão.
Ou seja, a Gillette sempre soube utilizar a propaganda exterior, ou out-of-home, abrangendo diversas formas criativas e inusitadas para atrair a atenção de seus consumidores. Entre essas estratégias, encaixa-se o marketing esportivo, que é o elemento crucial da marca. Sua propaganda repercutiu tão bem que ao longo da história ela deixou pra trás alguns dos slogans mais famosos da propaganda, entre eles, o “Look Sharp, Feel Sharp” e o “The Best a Man Can Get”. Em suma, hoje, o sucesso da empresa chega a representar 9% da receita total da P&G.
Caso: Coca-Cola
Caracterizada pelo seu forte marketing de massa, a Coca é o refrigerante mais popular e mais vendido da história, seu orçamento anual de marketing chega a quase US$ 3 bilhões e vendas superiores a US$30 bilhões. Seu sucesso é tão grande que o seu nome é a segunda palavra mais compreendida do mundo, o que reflete o sucesso da promoção da marca, as pessoas não só consomem, mas vivem o conceito de Coca-Cola.
Um produto de que de início era apenas um remédio, transformou-se em um fenômeno da cultura pop, conectando emocional e socialmente com as massas, destacando sua propaganda persuasiva, pois através de lançamentos de produtos como relógios e de campanhas amigáveis conquistou a simpatia de seus clientes. Suas campanhas são globais, otimistas e que se traduzem bem independente dos países, utilizando bem o out-of-home, atualmente, isso ocorre devido ao objetivo central das campanhas de marketing “matar a sede”, pois esse é um objetivo universal humano, logo, seu poder de persuasão é muito grande.
...