TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INFLUÊNCIARAM NO DESLIGAMENTO DE FUNCIONARIOS DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DO DISTRITO FEDERAL EM 2014

Por:   •  19/5/2015  •  Artigo  •  5.046 Palavras (21 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 21

FATORES QUE INFLUÊNCIARAM NO DESLIGAMENTO DE FUNCIONARIOS DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DO DISTRITO FEDERAL EM 2014

Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas

Autora: Sheyla dos Santos Rocha

Orientador: Prof. MSc. Alexandre Domânico da Cunha

FACITEC – Curso de Administração

Período Letivo:  2º Semestre de 2014

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar as causas que elevaram a rotatividade de pessoal em uma indústria de alimentos do distrito federal no primeiro semestre de 2014. O aumento da rotatividade em uma organização provoca além da perda do capital humano o aumento dos custos com novas contratações e treinamentos, diante desta problemática torna-se necessário a investigação dos fatores causadores deste fenômeno para que as medidas de controle adequadas possam ser aplicadas.

PALAVRAS CHAVES: Rotatividade, Recursos Humanos.

ABSTRACT

KEY WORDS:

  1. INTRODUÇÃO

         Um dos grandes desafios da área de cursos humanos na atualidade é reter e manter talentos nas organizações, para tanto é necessário que as empresas conheçam e saibam lidar com o fenômeno da rotatividade de pessoal. As organizações precisam criar mecanismos em que o funcionário se sinta valorizado e tenha satisfação em trabalhar na empresa, sendo assim as empresas precisam conhecer a fundo as causas que levam à alta rotatividade de pessoal, para que assim possam escolher as melhores alternativas de ação.

        Todo o processo produtivo dentro de uma indústria necessita de pessoal qualificado e bem treinado, o que demanda custos e tempo para a organização. Por isso é de fundamental importância que esse pessoal esteja satisfeito e queira permanecer e crescer profissionalmente na organização.

        Este trabalho traz como tema o estudo da rotatividade de pessoal e procura explicações para as causas do seguinte problema: Quais os fatores que tiveram maior influência na rotatividade de pessoal em uma indústria de alimentos no primeiro semestre de 2014?

        Como objetivo geral este trabalho visa identificar os fatores que elevaram a rotatividade de pessoal de uma indústria de alimentos do Distrito Federal no primeiro semestre de 2014, onde a maior parte dos desligamentos se deu por iniciativa do empregado. Nos objetivos específicos será apresentado o levantamento das principais causas da rotatividade de pessoal nas empresas, serão apontados os fatores que tiveram maior influencia nos desligamentos dos colaboradores da empresa pesquisada e serão apresentadas sugestões que possam contribuir para a redução desse fenômeno.

        Levando em consideração o histórico de desligamentos do ultimo semestre da empresa algumas hipóteses foram levantadas à cerca das causas da rotatividade. São elas: H1: Mais de 60% dos desligamentos estão relacionados coma falta de reconhecimento profissional; H2: Mais 40% dos desligados estavam insatisfeitos com a politica de remuneração; H3: Mais de 50% dos desligados estavam insatisfeitos com a chefia; H4: Mais de 60% estavam insatisfeitos com o ambiente de trabalho.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

        

        Os tópicos abordados neste referencial são de relevância fundamental para o estudo das causas da rotatividade de pessoal nas empresas. Como embasamento teórico para esta pesquisa será estudado os seguintes temas: desafios da área de recursos humanos; conceito e causas da rotatividade de pessoal; remuneração; liderança; ambiente de trabalho e reconhecimento profissional.

2.1 DESÁFIOS DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

        A área de recursos humanos tem o papel de formar e integrar um grupo de pessoas para que cada membro conheça o seu papel dentro da organização, e dê o melhor de si para produzir resultados satisfatórios para a organização. Lacombe (2008).

        Segundo Orlinkas (2012), a organização que pretende crescer e continuar no mercado precisa estar adaptada às constantes mudanças, encontrando formas de gestão mais adequadas à essa nova realidade do mercado, alcançando assim colaboradores mais produtivos e resultados de qualidade. A área de recursos humanos deve buscar formas de valorizar cada um de seus talentos, elevando a satisfação destes para o trabalho. Reter e manter talentos nas organizações tornou-se um dos grandes desafios para a área de recursos humanos, por isso ela deve coordenar seus esforços a fim de promover a satisfação para o trabalho.

A Gestão de Pessoas, tradicionalmente conhecida como “Administração de Recursos Humanos”, tem se apoiado fundamentalmente, em técnicas, instrumentos e modelos, integrando, ao longo das décadas, variáveis como estratégias e ambiente. A constituição da ARH como campo teórico e prática social tem sido calcada em uma visão racional, objetiva e normativa dos indivíduos nas organizações, privilegiando um tratamento às pessoas como recursos disponíveis para a produção de bens e serviços (DAVEL e VERGARA, 2010, p.4)

        As organizações estão reconhecendo a área de recursos humanos como de fundamental importância para as empresas, pois é ela que vai dar o suporte social que as empresas necessitam para lidar com o capital humano.

        Masiero (2009) destaca que as empresas devem buscar formas de desenvolver as capacidades de seus colaboradores, para que os mesmos possam se adaptar às mudanças, e assim reduzir as altas taxas de rotatividade de pessoal.

        Como citado pelos autores, podemos perceber que a área de recursos humanos é de fundamental importância dentro das organizações modernas, e que ela é responsável por garantir a gestão do capital humano das empresas, por isso é de fundamental importância que essa área busque formas de garantir que o empregado fique na organização, não só para a satisfação de suas necessidades, mas, porque se identifica com a missão, visão e valores da organização.

2.2 ROTATIVIDADE DE PESSOAL

        Manter talentos na organização tornou-se um dos mais importantes desafios para as empresas modernas, diante disso, faz-se necessário o estudo das causas que levam as pessoas a deixarem a organização em que trabalham. Para Marras (2011) a rotatividade de pessoal é a comparação entre o quadro de funcionários efetivos, e o numero de desligamentos em determinado período.

        Lacombe (2008 pag. 298),define que “rotatividade de pessoal é o quociente resultante da divisão da soma dos empregados no final do período”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (580.1 Kb)   docx (114.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com