FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Por: César Drusus • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.502 Palavras (7 Páginas) • 140 Visualizações
Gestão de Custos
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Questões:
- Explique o que você entende por preço de venda.
Resposta: Preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis (como impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais (como aluguel, água, luz, telefone, salários), além de permitir a obtenção de um lucro líquido adequado ou um retorno adequado ao investimento realizado
- Por que a equação tradicional do preço de venda (P= C+L) deve ser repensada atualmente?
Resposta: Embora esse modo de determinação de preços continue possível em situações de monopólio, por exemplo, no cenário atual, o mercado é o grande sinalizador de preços.
Ou seja os consumidores passaram a ter mais força para influenciar o preço das mercadorias ofertadas.
Nesse novo cenário, a empresa deixa de ter o poder de impor os preços de seus produtos. É o mercado, portanto, que acaba ditando o preço que está disposto a pagar. Às empresas cabe verificar se é viável ofertar determinado produto por um preço qual que permita que o lucro gerado remunere adequadamente os investimentos realizados nas empresas por seus proprietários.
- O que é custo-meta?
Resposta: De acordo com o novo cenário onde os consumidores passaram a ter mais força para influenciar o preço, ou seja o mercado define os preços de venda e não a empresa, a empresa deve calcular o custo de seu produto para se certificar de que ele não ultrapasse o custo resultante da equação P- L = C (Preço – lucro = custo).
Ou seja o custo-meta é a estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços.
- O que é custeio Kaizen?
Resposta: Custeio de Kaizen é a uma expressão japonesa que representa o processo de melhorias constantes durante a produção um esforço de redução de custos.
Adota uma o filosofias de melhorias contínuas que motivam a eliminação ou minimização dos desperdícios, à medida que o processo de fabricação vai sendo aprimorado.
- O que é engenharia de valor?
Resposta: engenharia de valor é um método de redução de custos que ocorre na fase de desenvolvimento do projeto. Nesse método afim de atingir o custo estimado, calculado na fase de projeto, a empresa vai reavaliar o processo de fabricação ou negociar o preço dos insumos com seus fornecedores para redução dos custos.
- Ao constituir uma empresa, um empreendedor espera que sua riqueza aumente. Como isso pode ocorrer?
Resposta: O aumento da riqueza do investidor pode ocorrer pelo aumento do valor de mercado de sua empresa, pela geração de lucros ou, então, pela combinação de ambos.
- O que é Custo de oportunidade?
Resposta: O custo de oportunidade é um conceito oriundo da economia segundo o qual o empreendedor, ao decidir aplicar seus recursos na empresa, renuncia à outra aplicação. Sendo que o rendimento da aplicação a que o empreendedor renunciou constitui a remuneração mínima exigida em seu novo investimento, isto é, o custo de oportunidade.
- Quais as abordagens mais conhecidas para o estabelecimento do preço de venda?
Resposta: Entre as várias abordagens para o estabelecimento de preços as mais conhecidas são as orientadas pela teoria econômica, pelo mercado e pelos custos.
- Qual a diferença entre lucro e margem de contribuição?
Resposta: Embora pareçam sinônimos na representação dos ganhos proporcionados pelo produto ou pela linha de produtos de uma empresa. Mas seus conceitos são diferentes:
O lucro é obtido pela diferença entre a receita líquida de vendas e o montante de custos e despesas. Enquanto a margem de contribuição corresponde à diferença entre a receita líquida de vendas e o montante de custos variáveis somado às despesas variáveis. Tecnicamente Margem de Contribuição representa a contribuição dos produtos vendidos para a cobertura dos custos fixos mais as despesas fixas da empresa.
- O que é mark-up?
Resposta: O mark-up consiste em uma margem, geralmente expressa na forma de um índice ou percentual, que é adicionada ao custo dos produtos para formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.
Esse custo apresentará variações dependendo do método de custeio utilizado (por absorção, variável, pleno etc.)
- Qual a composição do mark-up quando os custos são apurados pelos métodos de custeio por absorção, custeio variável e custeio pleno?
Resposta:
Considerando o custo calculado pelo custeio por absorção entram na composição:
- Os percentuais das despesas de vendas e das despesas administrativas
- O percentual de lucro desejado
- As alíquotas dos impostos para o produto ou serviço que está sendo precificado (ISS, ICMS, IPI), bem como as dos impostos incidentes sobre as receitas da empresa (PIS, COFINS).
Considerando o custo calculado pelo custeio variável entram na composição:
- O custo do produto corresponde apenas a seus custos variáveis: matéria-prima, mão de obra direta e custos indiretos variáveis.
- Os custos indiretos fixos, agora representados por um percentual (obtido de maneira semelhante às despesas administrativas e de vendas), são somadas aos impostos, comissões, despesas administrativas, despesas de vendas e lucro.
Considerando o custo calculado pelo custeio pleno entram na composição:
- O custo do produto corresponde aos custos de fabricação do produto (matéria-prima, mão de obra direta, custos indiretos fixos e custos indiretos variáveis), acrescidos das despesas de vendas e administrativas.
- Como determinar o preço de venda com IPI?
Resposta: O IPI, imposto da União, é calculado “por fora”, ou seja, após obter-se o preço de venda (com o ICMS incluído), calcula-se o IPI. Depois acrescenta-se esse valor do IPI para determinar o preço a ser cobrado do cliente, o preço de venda.
Nesse caso, o preço de venda à vista do produto X com IPI será:
[pic 1]
- No preço de venda a prazo está incluído o custo financeiro pelo prazo concedido ao cliente para pagamento. Como podemos determinar esse custo?
Resposta: o custo financeiro deveria representar a remuneração de uma aplicação financeira, se a empresa financiasse o cliente com recursos próprios;
...