FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Por: Vaninha2017 • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
Os blocos econômicos são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Hoje no mundo existem vários blocos econômicos, cada qual em um estágio de evolução próprio, com características bem peculiares. Neste contexto, diferencie Zona de Livre Comércio e União Econômica/Monetária. Em seguida, cite em qual destes dois blocos citados a União Europeia hoje se enquadra.
Os Blocos Econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Podem ser classificados em zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
A Zona de livre comércio consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial. Exemplos: NAFTA (Tratado de Livre Comércio das Américas), CAN (Comunidade Andina).
A União Política e Monetária consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes. Exemplo: União Europeia, que é hoje considerada o mais importante bloco econômico da atualidade em razão do seu avançado nível de integração. Em muitos casos, essa integração alcança até mesmo as decisões políticas que eventualmente são tomadas em conjunto pelos países-membros.
...