FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: Kariny Lys • 14/8/2019 • Resenha • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Kariny Lys Lugão Rebelo
FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Tutor: Prof. Antonio Luis Draque
Rio de Janeiro
2019
PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?
RESUMO
O caso aborda um projeto inovador implantado pelo Google no final de 2009.
A empresa sempre visou o bem-estar dos colaboradores, com um alto nível de profissionais e uma seleção rigorosa de novos contratados, com isso o Google implementou um projeto para entender melhor a saída e insatisfação de alguns colaboradores.
Com uma cultura dominada por engenheiros e que se assimilava a um campus de universidade, a empresa não tinha mais do que 4 gerentes, o que deixava muitos dos funcionários “perdidos” em relação a quem se reportar, tendo problemas e duvidas sendo retiradas diretamente com os diretores, e como pode se imaginar, não deu muito certo. Desta forma, em 2006 foi criada uma área para lidar com o recurso humanos, ergonomia do trabalho e feedback regular dos gerentes, esta área era supervisionada por Bock.
2
e ex-funcionarios, este plano tinha como base o levantamento de dados sobre os principais requisitos para um bom gestor de pessoas, o aprimoramento do desempenho e treinamento dos gerentes do Google.
Também em 2006, foi criado então o PiLab, com objetivo de abordar questões relacionadas ao bem esta r e a produtividade dos funcionários. Levantou -se assim a questão: Os gerentes são importantes? ”, fazendo -se surgir então, em 2009, o Projeto Oxigênio, um projeto desenvolvido por Patel, Donovan e Kurkoski, com objetivo de desenvolver melhores líderes para a empresa. Equipes do Google constantemente cri avam projetos para melhorias na empresa, e usavam elementos da tabela periódica para nomear tais projetos, portanto, o nome é sugestivo, já que um bom gerente é tão essencial para a empresa como respirar.
Após isso, equipe liderada por Partel desenvolveu um plano de ação baseado nas informações que conseguiram coletar de funcionários e ex-funcionários. O plano continha os principais requisitos para um bom gestor de pessoas, o aprimoramento do desempenho, treinamentos e premiações.
O Google passou a levar a sério o impacto que um gerente causa na empresa, e também passou a bonificar os gerentes que ficavam entre os 20 melhores do ano segundo as pesquisas com prêmios e viagens, nomeando a bonificação como “Prêmio Grande Gerente”. A ação também serviu para estimular os gerentes a crescerem cada vez mais e também ajudarem suas equipes a crescerem. Segundo Setty, “Com o Projeto Oxigênio, nó s olhamos para gerentes – pessoas com subordinados. Equipes, por outro lado, são compostas de muitas pessoas de talento – gerentes de projeto, líderes tecnológicos e assim por diante – que não necessariamente são bons em gerenciamento. Nós tem os centenas de pessoas nestas funções, e o foco deste trabalho seria não apenas como contribuinte individual, mas em toda a composição da equipe.”
...