Fichamento
Por: samdamatta • 25/9/2015 • Resenha • 418 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Estudo de Caso: Influências do estilo gerencial na comunicação empresarial
REFERÊNCIA: SIQUEIRA, Wagner. Comunicação Empresarial.Editora Atlas
O texto “Influências do estilo gerencial na comunição empresarial” informa de uma maneira muito transparente as dificuldades que as organizações enfrentam quando a comunicação não atinge os níveis esperados,seja no âmbito gerencial e/ou operacional, e observamos nitidamente, como esses problemas são tão presentes e atuais em nosso dia a dia.
O autor Wagner Siqueira nos mostra que a má comunicação empresarial está no estilo gerencial praticado pelos executivos, gerentes, supervisores e colegas ao se relacionarem um com os outros e que na maioria das vezes, mesmo tão próximos, não conseguem se tornar bons ouvintes e muito menos, comunicadores interpessoais.O autor, também, deixa claro que identificar necessidade de mudanças organizacionais não é a solução final para os gerentes, até porque, os mesmos precisam de recursos para renovar e inovar os processos da organização.
Observa-se no decorrer do texto que o autor, diante da sua vivência e experiência profissional, faz alguns questionamentos muito reais, tais como: “A organização que cresceu em tamanho também amadureceu?” E é através dessa indagação, que percebemos, até mesmo em nosso meio profissional, que o processo tecnológico está cada vez mais acelerado, mas em contrapartida, a comunicação empresarial cada vez mais arcaica. As pessoas são estimuladas a trabalharem em equipe, precisam estar motivadas, precisam buscar e focar em resultados, mas não recebem ou dão feedback, não sabem se estão alcançando os objetivos propostos e não há uma comunicação clara e aberta sobre o que a organização espera delas.
Outro ponto importante citado no texto é o conflito entre as necessidades individuais e a realização dos objetivos da organização. É preciso ver o colaborador como parceiro, que é capaz de conduzir a organização à excelência e ao sucesso, mas para isso, é necessário que a comunicação seja transparente, que ele saiba o limite da sua autonomia, que ele compreenda seu papel na empresa para poder se envolver, se engajar, tanto na realização dos objetivos pessoais como os organizacionais.
No decorrer de todo o conteúdo, me deparei com muitos momentos parecidos que vivo no meu cotidiano profissional como gestora do departamento que coordeno. Percebo que a falta de comunicação influencia negativamente tanto nos pequenos processos quanto nos mais complexos, gerando retrabalho, tempo e custo. E que o uso da comunicação empresarial como ferramenta de gestão torna-se cada vez mais necessário quando se busca a excelência no mundo organizacional.
...