Fichamento Logística Avanada
Por: PABLOMENEZES2018 • 10/5/2018 • Resenha • 879 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina Logística Avançada Supply Chain Management
Tutor: Prof. Audemir Leuzinger De Queiroz
Cidade
2018
Estudo de Caso de Harvard: Zara: Moda Rápida
Referência:
Ghemawat, P. Nueno, J.I. Zara: Moda Rápida – Harvard Business School. Dezembro de 2016
Texto do Fichamento:
No início do artigo, os autores comentam sobre o progresso da empresa Zara que pertence ao grupo espanhol Inditex, que foi fundada por Amancio Ortega que além dessa empresa, ele é proprietário de outras empresas varejistas do ramo de vestuário. Logo após isso, é abordado no artigo, a cadeia global de vestuário, apresentando todos os detalhes de como é formada e bem como o seu funcionamento.
A produção fragmentada era comum antes do funcionamento do processo Fast Fashion, essa produção funcionava quando os fabricantes de grande porte, utilizavam a mão de obra terceirizada, com a finalidade de ficar mais barato os custos de produção. Podemos citar também, que as empresas que tinham a finalidade de levar o vestuário desde a fábrica exportadora até os países importadores juntamente as lojas, gerava um aumento no preço dos produtos. Também, ocorria o problema das preferências dos clientes com a variação local, que variava entre os países.
A ideia da Inditex de implementar o Processo Fast Fashion, foi de colocar moda rápida, uma cadeia de valores especializada que pensava no modelo, na confecção e na venda de peças de vestuários, calçados e acessórios. O começo foi em 1975, com a venda de roupas de moda com valores acessíveis e de qualidade intermédiaria, tinham a ideia de que as roupas tinha um “prazo” de validade nos estoque das lojas, para gerar um sensação ao consumidor de que ele tinha que adquirir o produto a todo custo. E operava em vários lugares do mundo além da espanha.
A produção era feitas em quantidades pequenos. E a produção interna e externa da empresa seguia para a central de distribuição da Zara. Os seus produtos eram enviados duas vezes por semana da central de distribuição para as lojas potencias e de boa localização, e isso fazia com que acabasse com a necessidade de uso dos armazéns e diminuindo os níveis dos estoques. O diferencial era a competência que a empresa tinha de fazer o desenho e de produzir seus produtos finais em quatro e cinco semanas em modelos inteiramentes novos, e ainda tinham os casos de modificações pontuais que demoravam duas semanas
Analisando o cenário anterior, o modelo que era utilizado demorava os ciclos de até cincos meses para realizar o desenho até a sua produção. Isto ocorreu porque existia uma centralização de todo seu estoque na espanha, onde todas as marcas da Inditex pussui uma única central de distribuição onde é feita a escolha do desenho até a sua confecção.
Com a evolução da tecnologia, a empresa fez investimentos nessa área ligadas a logística de produção, na qual, havia a organização do sistema de produção em tempo e além disso um sistema avançado da área de telecomunicações para fazer as conexões da corporação entre as localidades de haviam o fornecimento dos produtos, produção e as vendas.
...