Fichamento de Integração e Escopo
Por: karensmelo • 23/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Karen da Silva Melo
Trabalho da Disciplina Gerenciamento da Integração e Escopo,
Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
Rio de Janeiro
2017
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento da Integração e Escopo
CASO: MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
REFERÊNCIA: DONNELON, Anne, MARGOLIS, Joshua D. Medisys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare, Havard Business School, Outubro 2009.
O projeto IntensCare cujo a intenção é ser um sistema de monitoramento remoto da Medisys com a intenção de ser utilizado nas UTIs dos hospitais. A Medisys, uma empresa norte-america fundada em 2002 era fabricante de equipamentos hospitalares cujo faturamento no ano de 2008 chegou a 400 milhões de dólares. Em seus 10 anos de existência este era o primeiro investimento ousado da empresa com um investimento de 20,5 milhões de dólares. Valerie Merz, gerente de marketing estava sob pressão devido à falta de tempo hábil para resolução de questões sobre o designer modular do projeto, visto que sem isto o sistema perderia mercado para seu concorrente direto. A preocupação existia por conta dos outros dois produtos da empresa serem um sucesso. A empresa apesar de relativamente pequena tinha lucros grandes gerados por seus sistemas de monitoramento pulmonar e renal. Por isso a necessidade que esse novo projeto fosse um sucesso e a empresa não perdesse a credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes. Mesmo com todos os esforços a MediSys viu os primeiros sinais de desaceleração e que dois de seus concorrentes públicos tinham uma ótima reputação, muito dinheiro e anunciaram suas entradas no principal mercado da MediSys com produtos de concorrência pesada.
Devido à concorrência forte a MediSys para balancear as ameaças contratou Art Beaumont como novo presidente mais agressivo, aperfeiçoando o foco estratégico. Art teria grandes desafios pela frente, pois além de aperfeiçoar o foco da empresa deveria cultivar um perfil inovador dentro da mesma e retomar o crescimento acelerado.
Art introduziu várias mudanças em poucas semanas. Criou um comitê executivo composto por seus subordinados diretos:
Em poucas semanas Art introduziu uma série de mudanças, entre elas a criação de um Comitê Executivo composto por seus cinco subordinados diretos: os vice-presidentes de vendas e marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de design e engenharia, de produção e de administração.
Com esta tomada de decisão visava torná-los uma equipe executiva para um crescimento rápido. Ele acreditava que a MediSys tinha capacidade para superar seus maiores e mais ricos concorrentes acelerando o desenvolvimento de seus produtos através de suas equipes multifuncionais. O pensamento era que a velocidade era o fator chave para o crescimento rápido. Art introduziu um novo sistema para desenvolvimento paralelo em agosto de 2008, cuja a equipe central era formada por pessoas que trabalhariam em conjunto e continuamente para fazer com que o produto se desenvolvesse da fase conceitual até a fase final.
O IntensCare, idealizado por Aaron Gerson, do grupo de P&D, tinha como ideia um sistema de monitoramento de pacientes que como função principal coletaria dados dos pacientes em unidades de tratamento intensivo e todos estes dados seriam inseridos em um banco de dados, e com estas informações traçaria facilmente um perfil integrado da saúde do paciente e assim enviar e-mails a vários médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento.
Foram realizadas pesquisas de mercado e design de produtos no ano seguinte, a fim de captar recursos para darem continuidade ao projeto levando tais informações aos líderes seniores da MediSys. Receberam em Julho de 2007 a quantia de US$ 500.000 para utilizar no desenvolvimento do software e na engenharia do produto. Houve lentidão no progresso do projeto devido as pessoas envolvidas terem outras prioridades em suas respectivas áreas.
...